Aula sobre Bioma Cerrado

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Bioma Cerrado é um dos principais ecossistemas brasileiros e apresenta uma grande variedade de fauna e flora. É um bioma de transição entre a floresta amazônica e a mata atlântica, e ocupa cerca de 25% do território nacional. Nesta aula, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem para caracterizar o Bioma Cerrado quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros aspectos. Com o uso da metodologia ativa Ensino Híbrido, os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação, além de aprimorar o conhecimento sobre o Bioma Cerrado.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema Bioma Cerrado e suas principais características aos alunos, por meio de uma apresentação de slides ou vídeos. Discuta as características climáticas, geográficas, paisagísticas e biológicas do bioma.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem para caracterizar o Bioma Cerrado quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros aspectos. O modelo deverá conter os campos de Check-in e Check-out para que os alunos possam registrar o que já sabem e o que aprenderam sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre os diferentes aspectos do Bioma Cerrado, utilizando fontes diversas, como livros, sites, vídeos e imagens. Oriente os alunos sobre a seleção de fontes confiáveis e incentivar a troca de informações entre os membros do grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa aos demais colegas, por meio de uma apresentação em slides, cartazes ou vídeos. Os estudantes deverão explicar as principais características do Bioma Cerrado e justificar suas escolhas com base nas fontes consultadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as principais semelhanças e diferenças entre as características do Bioma Cerrado e de outros biomas brasileiros. Incentive a reflexão crítica e a argumentação dos estudantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça ao final, uma breve síntese do que foi aprendido na aula e incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o Bioma Cerrado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação;
  • Aprimorar o conhecimento sobre as características do Bioma Cerrado;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as semelhanças e diferenças entre os biomas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do modelo de registro de aprendizagem;
  • Qualidade da pesquisa e das fontes consultadas;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados;
  • Argumentação crítica e embasada;
  • Envolvimento nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Orientar sobre a seleção de fontes confiáveis para pesquisa;
  • Estimular a troca de informações entre os membros do grupo;
  • Incentivar a reflexão crítica e a argumentação dos estudantes;
  • Sintetizar os principais pontos aprendidos na aula;
  • Oferecer feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem para caracterizar o Bioma Cerrado;
  • Pesquisar em grupo sobre as diferentes características do Bioma Cerrado;
  • Apresentar os resultados da pesquisa aos colegas;
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os biomas brasileiros;
  • Continuar pesquisando sobre o tema para aprofundar o conhecimento.