Aula sobre Bioma Cerrado

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, perdendo apenas para a Amazônia. Ele é caracterizado por um clima quente e seco, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais. O Cerrado é considerado um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando uma grande quantidade de espécies endêmicas. É importante que os alunos compreendam a importância desse bioma e seus impactos na vida humana. O Modelo de Debate Crítico será utilizado nesta aula para que os alunos possam discutir e refletir sobre as características do Cerrado e sua importância para o ecossistema brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicará a metodologia a ser utilizada. Os alunos serão divididos em grupos: grupo defensor, opositor, observador e banca julgadora.

    O grupo defensor defenderá a preservação do cerrado, que pretende ser desmatado pelo grupo opositor para criação de gado e plantações.

    O grupo observador ajudará na formulação do template de avaliação, enquanto a banca julgadora deverá estudar a argumentação de ambos os grupos para ter arcabouço para deliberar.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre o subtema definido pelo grupo. Eles deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Debate Crítico

    Os grupos apresentarão suas pesquisas e os demais grupos farão perguntas e comentários sobre o subtema apresentado. Os alunos deverão desenvolver um template de avaliação por rubrica, não necessariamente contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema, mas é uma sugestão válida.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Faça uma síntese das discussões e apresentará os principais pontos abordados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos deverão apresentar exemplos práticos de como o Cerrado pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância do Cerrado para o ecossistema brasileiro e para a vida humana.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma autoavaliação e avaliação do grupo, utilizando o template de avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância do Cerrado para o ecossistema brasileiro.

Critérios de avaliação

  • Pesquisa realizada com base em fontes confiáveis.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Apresentação clara e objetiva dos exemplos práticos.
  • Utilização correta do template de avaliação por rubrica.
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Sistematizar as discussões e apresentar os principais pontos abordados pelos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate crítico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa com base em fontes confiáveis.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Apresentar exemplos práticos de como o Cerrado pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.
  • Utilizar corretamente o template de avaliação por rubrica.
  • Cooperar e colaborar no trabalho em grupo.