Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, mas infelizmente é também um dos mais ameaçados pela ação humana. Nesta aula, vamos aprender sobre as características desse bioma, sua fauna e flora, e como podemos ajudar a preservá-lo. Para isso, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que nos ajudará a desenvolver um projeto colaborativo e criativo em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre a Mata Atlântica. Em seguida, apresente um vídeo ou imagens sobre o bioma e suas características.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça que cada um escolha um aspecto da Mata Atlântica para se aprofundar, como a fauna, flora, clima, entre outros. Cada grupo deve criar um mapa mental com as informações coletadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Apresente aos alunos um modelo de template de Design Sprint e explique as etapas que serão desenvolvidas. Em seguida, cada grupo deve escolher um problema relacionado à preservação da Mata Atlântica e criar uma pergunta para solucioná-lo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo de solução para o problema escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar sua solução e protótipo para a turma, explicando como ela pode contribuir para a preservação da Mata Atlântica. Os demais grupos devem avaliar e dar feedback sobre as soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de caracterizar ecossistemas brasileiros e suas características;
  • Estímulo ao trabalho colaborativo e criativo;
  • Incentivo à reflexão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos grupos;
  • Coerência e qualidade do protótipo desenvolvido;
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução escolhida.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos aspectos da Mata Atlântica a serem estudados;
  • Explicar a metodologia Design Sprint e as etapas a serem desenvolvidas;
  • Acompanhar e auxiliar os grupos na criação dos protótipos e soluções apresentadas;
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em grupo;
  • Coletar informações sobre o aspecto escolhido da Mata Atlântica;
  • Criar um mapa mental com as informações coletadas;
  • Desenvolver um protótipo de solução para o problema escolhido;
  • Apresentar a solução desenvolvida para a turma e avaliar as soluções dos demais grupos.