Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro com grande diversidade de fauna e flora, além de ser um importante patrimônio natural do país. Infelizmente, a Mata Atlântica sofre com ação humana, como a exploração de recursos naturais, a urbanização desordenada e o desmatamento. A aula sobre Bioma Mata Atlântica será trabalhada com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade com informações relevantes sobre a Mata Atlântica e como preservá-la.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicite que cada grupo escolha um tema relacionado à Mata Atlântica para trabalhar, como destruição do habitat natural dos animais, a falta de recursos naturais e a pressão das atividades humanas.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com as informações coletadas, os grupos deverão analisar o contexto do problema, identificando as causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais sobre a Mata Atlântica.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base nas informações coletadas e analisadas, cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Os grupos deverão criar um infográfico para apresentar as informações coletadas e as soluções propostas. Disponibilize um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas reais.
  • Promover a conscientização ambiental e a importância da preservação da Mata Atlântica.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas.
  • Qualidade das soluções propostas.
  • Criatividade e clareza na elaboração do infográfico.
  • Adequação do infográfico às lacunas propostas.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e orientar na escolha dos temas.
  • Auxiliar os grupos na identificação do problema e na análise do contexto.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar na realização de entrevistas.
  • Disponibilizar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à Mata Atlântica para trabalhar em grupo.
  • Identificar um problema e apresentá-lo para a turma.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.
  • Criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.