Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro extremamente rico em biodiversidade, mas infelizmente é um dos mais ameaçados devido à ação humana. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro gamificado sobre a Mata Atlântica, no qual irão explorar os principais aspectos desse bioma, como a vegetação, fauna, clima, entre outros. É importante ressaltar a importância da preservação desse bioma e como a aprendizagem sobre ele pode ajudar na conscientização ambiental.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando a importância da Mata Atlântica e os principais desafios enfrentados para a sua preservação. Em seguida, apresente a metodologia gamificada que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e pesquisar sobre os principais aspectos da Mata Atlântica, como flora, fauna, clima, entre outros. Cada grupo deverá registrar as informações coletadas em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos, individualmente ou em duplas, deverão utilizar as informações coletadas pelos grupos para criar um mapa de registro gamificado sobre a Mata Atlântica. O mapa deverá conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada aluno ou dupla irá apresentar seu mapa de registro gamificado para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo e como o jogo pode ajudar na aprendizagem sobre a Mata Atlântica.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre os principais aspectos da Mata Atlântica abordados nos mapas de registro, como a biodiversidade, a importância da preservação, entre outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Para finalizar a aula, os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre a Mata Atlântica durante a atividade e como podem contribuir para a sua preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a consciência ambiental e a importância da preservação da Mata Atlântica.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e organização das informações apresentadas nos mapas de registro.
  • Criatividade e originalidade na criação dos jogos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia gamificada que será utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação dos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Criar um mapa de registro gamificado sobre a Mata Atlântica com informações organizadas e relevantes.
  • Apresentar o jogo para a turma e participar da discussão em grupo.