Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que abrange vários estados do país. É um bioma muito rico em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas. Infelizmente, esse bioma está ameaçado pela ação humana, com a destruição de áreas de floresta para a construção de cidades e estradas, a exploração de recursos naturais e a poluição. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Mata Atlântica e suas características, além de desenvolver habilidades em debate crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o com a realidade dos alunos. Serão mostrados exemplos de como a Mata Atlântica pode ser encontrada na região onde a escola está localizada.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre um subtema relacionado à Mata Atlântica, como a biodiversidade, a importância da preservação, os impactos da ação humana, entre outros.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos, enquanto a banca julgadora fará perguntas e avaliará as apresentações. O grupo de observadores irá registrar as informações e observações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma reflexão sobre o debate, destacando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a pensarem sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Utilize a avaliação por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos envolvidos.

  8. Etapa 8 - Lição de casa

    Os alunos serão orientados a fazer uma pesquisa sobre as ações que podem ser realizadas para preservar a Mata Atlântica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em debate crítico
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a consciência ambiental e a importância da preservação dos biomas brasileiros

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência e consistência nas respostas à banca julgadora
  • Observações registradas pelo grupo de observadores
  • Qualidade da pesquisa realizada para a lição de casa

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos
  • Conduzir o debate de forma imparcial
  • Estimular a reflexão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica
  • Acompanhar a realização da lição de casa

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes
  • Registrar as observações e informações importantes durante o debate
  • Realizar a lição de casa com dedicação e comprometimento.