Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que abrange uma grande parte da costa leste do país. É uma região rica em biodiversidade, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse bioma e suas características, explorando diferentes atividades que os ajudarão a entender melhor como a flora e fauna se relacionam com o ambiente. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos para realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça umabreve introdução sobre a Mata Atlântica, apresentando um mapa do bioma e algumas de suas principais características. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para iniciar a rotação por estações.

    Estação 1: Características da Mata Atlântica

    Nesta estação, os alunos irão conhecer as principais características da Mata Atlântica, como o clima, a vegetação e a fauna. Será apresentado um vídeo explicativo e em seguida, cada grupo receberá uma folha com as características para preencher e discutir entre eles.

    Estação 2: Espécies em risco de extinção

    Nesta estação, os alunos irão conhecer algumas das espécies da Mata Atlântica que estão em risco de extinção, como: o mico-leão-dourado, a onça-pintada, o tamanduá, o bugio, a palmeira-juçara, o pau-brasil, o jequitibá-rosa, a peroba. Será apresentado um vídeo explicativo e em seguida, cada grupo receberá uma folha com as espécies para pesquisar e discutir entre eles.

    Estação 3: Impactos na Mata Atlântica

    Nesta estação, os alunos irão conhecer os principais impactos que a Mata Atlântica sofre, como desmatamento e poluição. Será apresentado um vídeo explicativo e em seguida, cada grupo receberá uma folha com os impactos para preencher e discutir entre eles.


  2. Etapa 2 - Síntese

    Ao final da rotação, os grupos se reunirão para compartilhar as informações que foram coletadas em cada estação. Ajude a sintetizar as informações e destacar os principais pontos sobre a Mata Atlântica.

  3. Etapa 3 - Atividade individual

    Cada aluno irá criar uma ilustração ou um poema sobre a Mata Atlântica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Identificar características da Mata Atlântica e suas espécies.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de preservar a Mata Atlântica.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão das características da Mata Atlântica e seus impactos.
  • Qualidade da ilustração ou poema criado pelo aluno.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as atividades.
  • Orientar os alunos durante a rotação por estações.
  • Sintetizar as informações coletadas pelos grupos.
  • Estimular a criatividade dos alunos durante a atividade individual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e discutir as características da Mata Atlântica e suas espécies.
  • Produzir uma ilustração ou poema sobre a Mata Atlântica.