Aula sobre Bioma Mata Atlantica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Mata Atlântica é um bioma presente em diversos estados brasileiros, e é considerado um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Além disso, é um bioma que sofre com a ação humana, como a urbanização, a agricultura e o desmatamento. Nesta aula, vamos aprender sobre a Mata Atlântica, suas características, fauna e flora, e como podemos ajudar na preservação deste importante bioma. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando sobre a Mata Atlântica, suas características e importância para o meio ambiente. Utilize uma apresentação em PowerPoint para auxiliar na explicação.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão de texto

    Os alunos irão ler um texto sobre a Mata Atlântica, previamente selecionado pelo professor, e em seguida irão discutir em grupos sobre as informações mais relevantes do texto.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a ferramenta e dê exemplos de como utilizá-la.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre a fauna e flora da Mata Atlântica

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica. Eles devem buscar informações sobre as espécies mais comuns, suas características e importância para o ecossistema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados de suas pesquisas em grupos para a turma. Cada grupo deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a preservação da Mata Atlântica

    Conduza uma discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e como podemos ajudar na conservação deste bioma.

  7. Etapa 7 - Avaliação da aula

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a aula e a metodologia utilizada pelo professor. Recolha os templates para análise posterior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a fauna e flora da Mata Atlântica.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na discussão sobre a preservação da Mata Atlântica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a discussão sobre a preservação da Mata Atlântica.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a fauna e flora da Mata Atlântica.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os resultados da pesquisa em grupo.
  • Avaliar a aula utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.