Aula sobre Bioma Pampa
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O Bioma Pampa é um dos seis biomas existentes no Brasil e é caracterizado por ser uma região de planícies, onde a vegetação predominante é a grama. É uma região com clima subtropical, com características próprias de solo, relevo e fauna, além de ser um importante centro produtor de alimentos. A metodologia utilizada nesta aula será o Estudo de Caso, que irá permitir aos alunos a análise e compreensão do bioma de forma prática e significativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema aos alunos e explique a importância do bioma Pampa no contexto brasileiro e mundial.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Divida a turma emgrupos de 3 a 4 alunos e solicite que escolham um tema relacionado ao bioma Pampa, como localização, clima, tipos de solo, fauna e flora para a realização do Estudo de CasoEtapa 3 - Identificação do problema
Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema escolhido, definindo a temática da pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para obter dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, além de discutir possíveis soluções para evitá-lo.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o bioma Pampa.Etapa 7 - Soluções
Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos deverão criar um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o bioma Pampa. Esse material poderá ser distribuído na comunidade como forma de disseminar informações sobre o bioma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
- Estimular a criatividade e a capacidade de proposição de soluções para problemas.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas etapas do Estudo de Caso.
- Qualidade e relevância dos dados coletados e analisados pelos grupos.
- Criatividade e qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Facilitar a formação dos grupos e a escolha dos temas.
- Orientar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
- Estimular a discussão e o debate sobre as soluções propostas pelos grupos.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema.
- Propor soluções e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação.