Aula sobre Bioma Pampa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Bioma Pampa é um dos seis biomas existentes no Brasil e é caracterizado por ser uma região de planícies, onde a vegetação predominante é a grama. É uma região com clima subtropical, com características próprias de solo, relevo e fauna, além de ser um importante centro produtor de alimentos. A metodologia utilizada nesta aula será o Estudo de Caso, que irá permitir aos alunos a análise e compreensão do bioma de forma prática e significativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância do bioma Pampa no contexto brasileiro e mundial.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Divida a turma emgrupos de 3 a 4 alunos e solicite que escolham um tema relacionado ao bioma Pampa, como localização, clima, tipos de solo, fauna e flora para a realização do Estudo de Caso

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema escolhido, definindo a temática da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para obter dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, além de discutir possíveis soluções para evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o bioma Pampa.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos deverão criar um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o bioma Pampa. Esse material poderá ser distribuído na comunidade como forma de disseminar informações sobre o bioma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de proposição de soluções para problemas.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade e relevância dos dados coletados e analisados pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Facilitar a formação dos grupos e a escolha dos temas.
  • Orientar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a discussão e o debate sobre as soluções propostas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema.
  • Propor soluções e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação.