Aula sobre Bioma Pampa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Bioma Pampa é um dos seis biomas brasileiros, localizado na região sul do país. É caracterizado por campos com vegetação rasteira, onde vivem animais como o tatu, o veado e o lobo-guará. Além disso, a região é rica em recursos naturais, como a água e o solo fértil, utilizados para a agricultura e pecuária. A aula sobre Bioma Pampa será trabalhada com a metodologia ativa de Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com informações sobre o assunto, incluindo desafios, níveis e recompensas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula fazendo uma breve apresentação sobre o Bioma Pampa, suas características, como o relevo pouco acidentado, sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte e é responsável pela estocagem de carbono, purificação das águas, controle da erosão do solo, etc.. Depois, explique a metodologia de Gamificação e apresente exemplos de jogos que os alunos conhecem.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas, e cada grupo escolherá um nome para seu jogo. Explique a eles os campos do mapa de registro e oriente na criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo

    Os grupos deverão definir o objetivo do jogo, que deve ser relacionado ao Bioma Pampa. Por exemplo, um grupo pode escolher o objetivo de preservar a fauna e flora do bioma.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Os grupos deverão criar desafios que os jogadores terão que cumprir para alcançar o objetivo do jogo. Os desafios devem estar relacionados ao Bioma Pampa e serem desafiadores o suficiente para manter o interesse dos jogadores.

  5. Etapa 5 - Níveis e Esquema de Recompensas

    Os grupos deverão definir os níveis do jogo e o que será necessário para avançar de nível. Além disso, devem criar um esquema de recompensas para incentivar os jogadores a cumprir os desafios propostos.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Os grupos deverão criar um texto explicativo sobre seu jogo, incluindo informações sobre o Bioma Pampa e como o jogo pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do bioma.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma e explicará como funciona. Depois, os alunos poderão jogar os jogos criados pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Incentivar a conscientização sobre a importância da preservação dos biomas brasileiros

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos
  • Criatividade na elaboração do jogo
  • Clareza nas informações sobre o Bioma Pampa apresentadas no texto explicativo
  • Participação e colaboração em grupo
  • Qualidade da apresentação do jogo

Ações do professor

  • Orientar na criação do jogo, tirando dúvidas e dando sugestões
  • Estimular a participação e colaboração em grupo
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedback construtivo

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um jogo sobre o Bioma Pampa
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema
  • Apresentar seu jogo para a turma e jogar os jogos criados pelos colegas.