Aula sobre Bioma Pampa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O bioma Pampa é um dos biomas brasileiros mais ameaçados, por isso, é fundamental que os estudantes conheçam suas características e a importância de sua conservação. Além disso, o Pampa é um bioma que se estende por diversos estados brasileiros, o que permite que os alunos possam se identificar com a região e entender como os aspectos geográficos e climáticos influenciam na fauna e flora. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e aprofundem seus conhecimentos sobre o bioma Pampa.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula explicando o que é o bioma Pampa, sua localização, características e a importância de sua conservação. Em seguida, apresente o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explique como a metodologia será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtópico relacionado ao bioma Pampa, como fauna, flora, aspectos geográficos e climáticos. Forneça materiais para pesquisa, como livros, artigos e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo deve preparar seus argumentos para a defesa ou oposição ao tema. Oriente os alunos na construção dos argumentos, garantindo que sejam baseados em evidências e dados concretos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e a banca julgadora deve avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência das informações apresentadas. O grupo observador deve prestar atenção ao debate e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados no debate e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da conservação do bioma Pampa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Explique como funciona a rúbrica e como os alunos devem avaliar os grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate nos alunos.
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre o bioma Pampa, suas características e importância.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade das anotações realizadas pelo grupo observador.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados no debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da preparação dos argumentos.
  • Apresentar argumentos coerentes e baseados em evidências e dados concretos.
  • Prestar atenção ao debate e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.