Aula sobre Bioma Pampa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O bioma Pampa é um dos biomas brasileiros mais ameaçados, por isso, é fundamental que os estudantes conheçam suas características e a importância de sua conservação. Além disso, o Pampa é um bioma que se estende por diversos estados brasileiros, o que permite que os alunos possam se identificar com a região e entender como os aspectos geográficos e climáticos influenciam na fauna e flora. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e aprofundem seus conhecimentos sobre o bioma Pampa.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula explicando o que é o bioma Pampa, sua localização, características e a importância de sua conservação. Em seguida, apresente o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explique como a metodologia será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários para a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre um subtópico relacionado ao bioma Pampa, como fauna, flora, aspectos geográficos e climáticos. Forneça materiais para pesquisa, como livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo deve preparar seus argumentos para a defesa ou oposição ao tema. Oriente os alunos na construção dos argumentos, garantindo que sejam baseados em evidências e dados concretos.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e a banca julgadora deve avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência das informações apresentadas. O grupo observador deve prestar atenção ao debate e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados no debate e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da conservação do bioma Pampa.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Explique como funciona a rúbrica e como os alunos devem avaliar os grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e debate nos alunos.
- Ampliar o conhecimento dos alunos sobre o bioma Pampa, suas características e importância.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Qualidade das informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
- Qualidade das anotações realizadas pelo grupo observador.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados no debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da preparação dos argumentos.
- Apresentar argumentos coerentes e baseados em evidências e dados concretos.
- Prestar atenção ao debate e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.