Aula sobre Bioma Pampa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Bioma Pampa é um dos seis biomas brasileiros e está presente em parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Argentina. É uma região com grande diversidade de fauna e flora, sendo caracterizada por campos e coxilhas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao Bioma Pampa, compreendendo suas características e importância na preservação do meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando um mapa do Brasil com a localização do Bioma Pampa e fale algumas características, como: é a maior planície alagável do mundo, possui relevo formado por serras e chapadas, possui grande biodiversidade, clima tropical, etc.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Flora e Fauna

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nesta estação, eles irão conhecer as espécies de flora e fauna que habitam o Bioma Pampa. Apresente fotos e vídeos para ajudar na compreensão.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Solo e Clima

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre o solo e clima do Bioma Pampa. Uma sugestão é levar amostras de solo e explicar como as características do solo e clima influenciam na vida das espécies que habitam a região.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Preservação

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a importância da preservação do Bioma Pampa e as principais ameaças que ele enfrenta. Apresente exemplos de projetos de preservação e discuta como os alunos podem contribuir para a preservação da região.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam e compartilhar suas descobertas. Incentive os alunos a apresentarem suas conclusões e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da preservação do Bioma Pampa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Utilize a avaliação dos 3Q’s e as atividades realizadas durante as estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Incentivar a pesquisa e a descoberta por meio da metodologia de rotação por estações.
  • Desenvolver o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das características do Bioma Pampa.
  • Capacidade de correlacionar as características do Bioma Pampa à flora e fauna específicas.
  • Capacidade de refletir sobre a importância da preservação do Bioma Pampa.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Instruir os alunos quanto às atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas quando necessário.
  • Refletir sobre a importância da preservação do Bioma Pampa.
  • Compartilhar suas descobertas e aprendizados com os colegas.