Aula sobre Bioma Pampa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Bioma Pampa é um dos seis biomas brasileiros e é encontrado principalmente na região Sul do país. É caracterizado por possuir uma paisagem plana e extensa, com campos e coxilhas, além de uma grande diversidade de fauna e flora. Este bioma é muito importante para a economia do país, pois é utilizado para a criação de gado e para a produção de arroz. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor o Bioma Pampa e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente um vídeo sobre o Bioma Pampa. Em seguida, os alunos terão um breve momento para discutir em duplas ou trios o que já conhecem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Preparação para a criação do mapa conceitual

    Explique o que é um mapa conceitual e como ele deve ser organizado. Em seguida, os alunos receberão um modelo de mapa conceitual para preencher com a ideia central "Bioma Pampa" e 8 sub-ideias.

    Ideias de sub-ideias: solo e vegetação, localização, fauna, vegetação.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o Bioma Pampa e suas características. Disponibilize alguns materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão o mapa conceitual com a ideia central "Bioma Pampa" e 8 sub-ideias, cada uma com 2 níveis de profundidade. Circulepela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e o professor irá mediar uma discussão sobre as características do Bioma Pampa.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão propor uma ação prática para preservação do Bioma Pampa, considerando suas características e importância para o meio ambiente e para a sociedade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e a qualidade do mapa conceitual e da proposta de ação prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a construção do conhecimento de forma colaborativa
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Estimular a criatividade e a proposição de soluções para questões ambientais

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante toda a aula
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideia central e 8 sub-ideias bem definidas e organizadas
  • Proposta de ação prática coerente e relacionada às características do Bioma Pampa

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar a discussão inicial
  • Explicar a metodologia e auxiliar na criação do mapa conceitual
  • Mediar a discussão sobre as características do Bioma Pampa e a proposta de ação prática

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da aula
  • Realizar a pesquisa e criar o mapa conceitual
  • Propor uma ação prática para preservação do Bioma Pampa