Aula sobre Bioma Pampa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Bioma Pampa é um dos seis biomas brasileiros e é encontrado principalmente na região Sul do país. É caracterizado por possuir uma paisagem plana e extensa, com campos e coxilhas, além de uma grande diversidade de fauna e flora. Este bioma é muito importante para a economia do país, pois é utilizado para a criação de gado e para a produção de arroz. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor o Bioma Pampa e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente um vídeo sobre o Bioma Pampa. Em seguida, os alunos terão um breve momento para discutir em duplas ou trios o que já conhecem sobre o tema.Etapa 2 - Preparação para a criação do mapa conceitual
Explique o que é um mapa conceitual e como ele deve ser organizado. Em seguida, os alunos receberão um modelo de mapa conceitual para preencher com a ideia central "Bioma Pampa" e 8 sub-ideias.Ideias de sub-ideias: solo e vegetação, localização, fauna, vegetação.
Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o Bioma Pampa e suas características. Disponibilize alguns materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os alunos criarão o mapa conceitual com a ideia central "Bioma Pampa" e 8 sub-ideias, cada uma com 2 níveis de profundidade. Circulepela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e o professor irá mediar uma discussão sobre as características do Bioma Pampa.Etapa 6 - Aplicação prática
Os alunos irão propor uma ação prática para preservação do Bioma Pampa, considerando suas características e importância para o meio ambiente e para a sociedade.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos e a qualidade do mapa conceitual e da proposta de ação prática.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a construção do conhecimento de forma colaborativa
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
- Estimular a criatividade e a proposição de soluções para questões ambientais
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante toda a aula
- Qualidade do mapa conceitual, com ideia central e 8 sub-ideias bem definidas e organizadas
- Proposta de ação prática coerente e relacionada às características do Bioma Pampa
Ações do professor
- Apresentar o tema e mediar a discussão inicial
- Explicar a metodologia e auxiliar na criação do mapa conceitual
- Mediar a discussão sobre as características do Bioma Pampa e a proposta de ação prática
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas da aula
- Realizar a pesquisa e criar o mapa conceitual
- Propor uma ação prática para preservação do Bioma Pampa