Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Bioma Pantanal é um importante ecossistema brasileiro que se estende por mais de 140 mil km² nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Neste bioma, é possível encontrar uma grande diversidade de animais e plantas, como capivaras, jacarés, tuiuiús, araras, entre outros. Além disso, o Pantanal é uma importante fonte de recursos naturais e econômicos para a região.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema Bioma Pantanal e sua importância para a região. Utilize imagens e vídeos para contextualizar o assunto. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro a seis alunos. Explique que cada grupo será responsável por criar um diário de bordo sobre o Bioma Pantanal, contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o Bioma Pantanal e suas características. Os alunos podem utilizar livros, revistas, sites, vídeos e outros materiais para obter informações. É importante que você esteja disponível para ajudar os alunos em caso de dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar seu diário de bordo, contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Orientar os alunos a utilizar imagens, textos e gráficos para ilustrar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em sala sobre o Bioma Pantanal e as características apresentadas pelos grupos. É importante que os alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalizar a aula reforçando a importância do Bioma Pantanal para a região e para o país. É importante que os alunos sintam que aprenderam algo novo e que possam aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva em todas as etapas do projeto.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo.
  • Habilidade na apresentação e comunicação do conteúdo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na busca por informações.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do diário de bordo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na apresentação e discussão do conteúdo.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos em caso de necessidade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Bioma Pantanal e suas características.
  • Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo.
  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das discussões e debates sobre o tema.