Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Bioma Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, o Pantanal abriga uma grande variedade de espécies animais e vegetais, além de possuir um papel fundamental na regulação do clima e na manutenção dos recursos hídricos. Nesta proposta, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Sprint, que envolve cinco etapas para desenvolver soluções criativas para problemas. O objetivo é que os estudantes possam entender melhor as características do Bioma Pantanal e sua importância para o meio ambiente, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresentar aos alunos as características do Bioma Pantanal, como sua localização geográfica, clima, fauna e flora. Serão utilizados recursos audiovisuais, como imagens e vídeos, para que os alunos possam visualizar melhor as informações.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um esboço de como seria um ambiente típico do Bioma Pantanal, levando em consideração as características apresentadas na etapa anterior. Cada grupo deverá apresentar seu esboço para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em conjunto com o professor, os alunos irão decidir quais são as principais espécies animais e vegetais do Bioma Pantanal que deverão ser representadas em seus projetos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Utilizando materiais disponíveis em sala de aula, os alunos irão criar maquetes ou desenhos de seus projetos, levando em consideração as espécies escolhidas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma, explicando como as características do Bioma Pantanal foram representadas e qual a importância da preservação deste ecossistema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias ativas para o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno nas atividades propostas;
  • Qualidade da representação das espécies animais e vegetais do Bioma Pantanal nos projetos;
  • Clareza na apresentação do projeto e na explicação de sua importância para a preservação do ecossistema.

Ações do professor

  • Apresentar as características do Bioma Pantanal de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação dos projetos;
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe;
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico na criação dos projetos;
  • Apresentar seus projetos para a turma de forma clara e objetiva.