Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Bioma Pantanal é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrangendo uma área de 150.355 km², com uma diversidade de fauna e flora incrível. É um ecossistema de transição entre a floresta amazônica, o cerrado e a mata atlântica, e é um importante regulador do clima e dos recursos hídricos. Além disso, é um bioma muito importante para as comunidades locais e para a economia do país, devido ao turismo e à pesca. O objetivo é que os alunos sejam capazes de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar e à temperatura, correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar apresentando o tema, o Bioma Pantanal, e explicando a metodologia Design Thinking. Em seguida, deve formar grupos de 4 a 5 alunos e entregar uma folha com o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia - O que ele pensa e sente?

    Os alunos devem preencher o campo "O que ele pensa e sente?" do mapa de empatia, imaginando-se como um animal do Bioma Pantanal. Eles devem pensar nos sentimentos e pensamentos que o animal poderia ter em relação ao seu habitat, às suas necessidades, aos riscos e ameaças.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia - O que ele escuta?

    Os alunos devem preencher o campo "O que ele escuta?" do mapa de empatia, imaginando os sons que o animal ouve em seu ambiente natural e como isso afeta sua vida.

  4. Etapa 4 - Mapa de empatia - O que ele fala e faz?

    Os alunos devem preencher o campo "O que ele fala e faz?" do mapa de empatia, imaginando as ações que o animal realiza para sobreviver, como se alimentar, se reproduzir e se proteger.

  5. Etapa 5 - Mapa de empatia - O que ele vê?

    Os alunos devem preencher o campo "O que ele vê?" do mapa de empatia, imaginando as características visuais do Bioma Pantanal e como elas afetam a vida do animal.

  6. Etapa 6 - Mapa de empatia - Dores e Ganhos

    Os alunos devem preencher os campos "Dores" e "Ganhos" do mapa de empatia, imaginando as dificuldades e desafios que o animal enfrenta em seu habitat e os benefícios que ele tem ao viver no Bioma Pantanal.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações e as características do animal escolhido e como ele se relaciona com o Bioma Pantanal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros, correlacionando as características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção do mapa de empatia.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das características dos principais ecossistemas brasileiros e sua relação com a flora e fauna específicas.
  • Criatividade e originalidade na construção do mapa de empatia.
  • Participação e colaboração no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Formar os grupos e distribuir o mapa de empatia.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fazer a síntese da aula e reforçar os conceitos trabalhados.

Ações do aluno

  • Preencher corretamente o mapa de empatia.
  • Participar ativamente do trabalho em equipe.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma.
  • Demonstrarem criatividade e originalidade na construção do mapa de empatia.
  • Compreender as características dos principais ecossistemas brasileiros e sua relação com a flora e fauna específicas.