Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Bioma Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo, composta por uma rica biodiversidade de fauna e flora. É um ecossistema muito importante para a manutenção da vida ecológica em todo o país, abrigando diversas espécies de animais, plantas e insetos. O Pantanal é um tema muito interessante para os alunos, pois permite que eles conheçam um pouco mais sobre a fauna e flora brasileiras, além de entenderem como a preservação ambiental é importante para a manutenção da vida no planeta.

A proposta é trabalhar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações, para desenvolver o tema "Bioma Pantanal" e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos sejam capazes de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula explicando o que é o Bioma Pantanal e onde ele se localiza. Apresentar imagens e vídeos para que os alunos possam visualizar a região e sua biodiversidade. Em seguida, deve explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo deverá escolher um líder, que será responsável por organizar o trabalho do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema Bioma Pantanal. O jogo deve ser criado em grupo e deve conter perguntas e afirmações que abordem os principais aspectos do bioma, como fauna, flora, clima, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo para a turma. O líder do grupo deve explicar como o jogo funciona e as regras para jogar. Em seguida, o grupo deve jogar com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre o tema

    Após a apresentação dos jogos, o professor deve abrir uma discussão sobre o tema Bioma Pantanal, abordando os principais aspectos do bioma e respondendo às dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Concluir a aula reforçando a importância da preservação ambiental e a relevância do Bioma Pantanal para a biodiversidade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criação do jogo com perguntas e afirmações coerentes com o tema Bioma Pantanal.
  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na apresentação para a turma.
  • Envolvimento dos alunos na discussão sobre o tema durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Colaborar com o grupo na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Participar da discussão sobre o tema durante a aula.