Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O bioma Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo, com uma grande diversidade de fauna e flora. Ele é um patrimônio nacional e uma das principais riquezas do Brasil. O Pantanal é um ecossistema rico em biodiversidade, abrigando diversas espécies de animais e plantas. É importante que os estudantes conheçam e compreendam a importância desse bioma para a nossa biodiversidade e a necessidade de preservá-lo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema para os alunos, contextualizando a importância do bioma Pantanal. Em seguida, dividir a turma em três grupos, que serão responsáveis por três estações de atividades.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa do Pantanal

    O grupo da estação 1 será responsável pela criação de um mapa do Pantanal, com a identificação dos principais rios, animais e plantas que habitam o bioma. Serão utilizados materiais como lápis de cor, canetinhas, papéis e revistas para a criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Animais do Pantanal

    O grupo da estação 2 será responsável pela criação de uma apresentação sobre os principais animais do Pantanal. Serão utilizados materiais como cartolinas, papel sulfite, canetinhas e lápis de cor para a criação dos cartazes.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Plantas do Pantanal

    O grupo da estação 3 será responsável pela criação de um herbanário com as principais plantas do Pantanal. Serão utilizados materiais como folhas secas, papel sulfite, canetinhas e lápis de cor para a criação do herbanário.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Ao final das atividades, reunir a turma para uma roda de conversa sobre as atividades realizadas. Cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerrar a aula reforçando a importância da preservação do bioma Pantanal e como cada um pode contribuir para a preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e prática.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade e criatividade das criações realizadas pelos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância do bioma Pantanal e sua biodiversidade.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para a realização das atividades propostas.
  • Utilizar a criatividade na criação das atividades.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na roda de conversa.