Aula sobre Bioma Pantanal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O bioma Pantanal é um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, sendo considerado a maior planície inundável do mundo. É uma região rica em biodiversidade, com várias espécies de animais e plantas, e também é importante para a economia do país, com atividades como a pecuária e o turismo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e a metodologia da aula, explicando o que é o bioma Pantanal e como funcionará a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre o bioma Pantanal, utilizando fontes como livros, internet e vídeos. Eles deverão encontrar informações sobre as características do bioma, sua fauna e flora, e as atividades econômicas desenvolvidas na região.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Com as informações coletadas, os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser feito em grupo e utilizando uma ferramenta online ou offline. Algumas ideias de sub-ideias e níveis de profundidade, caso os estudantes tenham dificuldades em defini-los.

    87. Características do Bioma Pantanal 1.1. Clima e Precipitação 1.2. Hidrografia e Bacias Hidrográficas

    88. Flora do Bioma Pantanal 2.1. Espécies de Plantas Aquáticas 2.2. Espécies de Plantas Terrestres

    89. Fauna do Bioma Pantanal 3.1. Animais Aquáticos 3.1.1. Peixes 3.1.2. Répteis Aquáticos 3.2. Animais Terrestres 3.2.1. Mamíferos 3.2.2. Aves

    90. Importância Ecológica do Bioma Pantanal 4.1. Biodiversidade 4.2. Funções Ecológicas

    91. Ameaças ao Bioma Pantanal 5.1. Desmatamento 5.2. Poluição das Águas

    92. Conservação e Preservação do Bioma Pantanal 6.1. Unidades de Conservação 6.2. Projetos de Sustentabilidade

    93. Ecoturismo no Bioma Pantanal 7.1. Atrativos Turísticos 7.2. Impactos e Benefícios do Ecoturismo

    94. Populações Tradicionais no Bioma Pantanal 8.1. Comunidades Indígenas 8.2. Comunidades Ribeirinhas


  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações encontradas e as relações entre elas. Apresente os feedbacks sobre os mapas e esclareça as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma fará uma discussão em grupo sobre o bioma Pantanal, utilizando as informações apresentadas nos mapas conceituais. Você guiará a discussão, incentivando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos farão uma atividade prática relacionada ao bioma Pantanal, como criar um desenho ou maquete representando o ecossistema, ou escrever um texto sobre a importância da preservação do bioma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância do bioma Pantanal para o país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis;
  • Desenvolver a habilidade de organização e síntese de informações;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na pesquisa e criação do mapa conceitual;
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual apresentado;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade e criatividade da aplicação prática realizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula;
  • Dar feedbacks sobre os mapas conceituais apresentados;
  • Guiar a discussão em grupo;
  • Orientar a realização da atividade prática;
  • Fazer a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o bioma Pantanal;
  • Criar o mapa conceitual em grupo;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Realizar a atividade prática;
  • Compartilhar suas ideias e opiniões durante a aula.