Aula sobre Bissetriz De Um Angulo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na arquitetura e na engenharia. Além disso, é possível encontrar a bissetriz em objetos do cotidiano, como em um relógio de parede, que possui ponteiros que dividem o círculo em duas partes iguais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo e como construí-la utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é a bissetriz de um ângulo e como ela é utilizada na geometria. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a bissetriz de um ângulo, levantando hipóteses e dúvidas sobre o tema. Auxilie na discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 3 - Discussão em sala
Os alunos formarão uma roda para trazerem suas hipóteses levantada na atividade.Etapa 4 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas relacionados à bissetriz de um ângulo, utilizando instrumentos de desenho. Disponibilize os materiais necessários e auxilie na resolução dos problemas, esclarecendo as dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Explique como utilizar o modelo e como avaliar a atividade.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Apresente os resultados da resolução dos problemas e a avaliação da atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Avalie a participação dos alunos e a compreensão do tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e esclarecendo as dúvidas que ainda restarem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a bissetriz de um ângulo utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
- Estimular a participação dos alunos na resolução de problemas e na discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Resolução correta dos problemas relacionados à bissetriz de um ângulo.
- Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.
- Auxiliar na resolução dos problemas e na discussão em grupo.
- Avaliar a participação dos alunos e a compreensão do tema.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Resolver corretamente os problemas relacionados à bissetriz de um ângulo.
- Criar e utilizar corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.