Aula sobre Bissetriz De Um Angulo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção civil, na arquitetura e na engenharia. Além disso, é possível encontrar a bissetriz em objetos do cotidiano, como em um relógio de parede, que possui ponteiros que dividem o círculo em duas partes iguais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo e como construí-la utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é a bissetriz de um ângulo e como ela é utilizada na geometria. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a bissetriz de um ângulo, levantando hipóteses e dúvidas sobre o tema. Auxilie na discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em sala

    Os alunos formarão uma roda para trazerem suas hipóteses levantada na atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas relacionados à bissetriz de um ângulo, utilizando instrumentos de desenho. Disponibilize os materiais necessários e auxilie na resolução dos problemas, esclarecendo as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Explique como utilizar o modelo e como avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Apresente os resultados da resolução dos problemas e a avaliação da atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Avalie a participação dos alunos e a compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e esclarecendo as dúvidas que ainda restarem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a bissetriz de um ângulo utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a participação dos alunos na resolução de problemas e na discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Resolução correta dos problemas relacionados à bissetriz de um ângulo.
  • Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Auxiliar na resolução dos problemas e na discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos e a compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Resolver corretamente os problemas relacionados à bissetriz de um ângulo.
  • Criar e utilizar corretamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.