Aula sobre Bissetriz De Um Angulo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo e como ela pode ser construída utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão utilizar o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria, mostrando exemplos práticos de como a bissetriz pode ser utilizada em situações cotidianas (como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia). O professor apresentará a proposta de atividade, explicando cada uma das etapas e como funciona a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Construção da bissetriz

    Os alunos irão construir a bissetriz de um ângulo utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. O professor irá auxiliar os alunos durante a atividade. Para essa atividade, o professor pode usar um dos exercícios propostos na plataforma AprendiZAP.

  3. Etapa 3 - Discussão em pares

    Os alunos irão se reunir em duplas para discutir sobre a construção da bissetriz, quais técnicas e materiais utilizaram, e como ela pode ser utilizada em situações cotidianas. O professor irá circular pela sala para auxiliar as duplas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada dupla irá apresentar suas criações e comentar sobre as técnicas que utilizaram para criar a bissetriz. Vale a pena o professor incentivar os estudantes a perceberem em quais situações reais é possível utilizar os cálculos de bissetriz.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por pares

    As duplas irão utilizar o template de Aprendizagem Entre Pares para avaliar a apresentação dos colegas. O professor pode imprimir o template presente na plataforma AprendiZAP, ou pedir que os estudantes o reproduzam no caderno.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada dupla irá avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior. O professor irá auxiliar os alunos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em dupla sobre as avaliações

    As duplas irão se reunir novamente para discutir sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios estabelecidos. O professor irá conversar com as duplas para auxiliá-las nesse processo.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a importância da bissetriz de um ângulo na geometria e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser utilizada para desenvolver habilidades dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a bissetriz de um ângulo utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos durante a atividade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e refletir sobre seu próprio desempenho.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria.
  • Auxiliar os alunos durante a construção da bissetriz e na criação do template de avaliação por pares.
  • Circular pela sala para auxiliar os grupos durante as atividades.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da bissetriz de um ângulo na geometria e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser utilizada para desenvolver habilidades dos alunos.

Ações do aluno

  • Construir a bissetriz de um ângulo utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Discutir em dupla sobre a construção da bissetriz e como ela pode ser utilizada em situações cotidianas.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios estabelecidos.