Aula sobre Bissetriz De Um Angulo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo por meio da metodologia ativa Cultura Maker, solucionando problemas e criando desenhos da bissetriz em seu cotidiano. Dessa forma, os alunos irão desenvolver a habilidade de construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz e bissetriz.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e contextualizar a sua importância na geometria.

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos irão trabalhar em grupos para solucionar o problema relacionado à bissetriz de um ângulo. O professor pode apresentar como problema os exercícios presentes na plataforma AprendiZAP.

  3. Etapa 3 - Criação do desenho da bissetriz

    Depois de solucionar o problema, os grupos criarão o desenho da bissetriz em seus cadernos. Se possível, sugira que os estudantes utilizem réguas e compassos. Caso não tenham acesso a esses materiais, peça que utilizem a capa do caderno como régua e objetos circulares que possam desenvolver os desenhos.

  4. Etapa 4 - Bissetriz em nosso cotidiano

    Feito o desenho da bissetriz, estimule que usem a criatividade e façam um novo desenho que insira a bissetriz em atividades do cotidiano, para perceberem a presença dos ângulos em diferentes momentos e objetos que encontramos no dia-a-dia, como a abertura de uma porta, o reflexo da luz solar, ou a planta baixa de uma casa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos desenhos

    Cada grupo irá apresentar seu desenho para a turma, explicando porque decidiram retratar a bissetriz em determinada realidade, e contando sobre o processo de decisão.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo e autoavaliação

    Os grupos irão discutir sobre as dificuldades encontradas durante a atividade prática e como elas foram solucionadas. Em seguida, utilização a dinâmica dos 3Q’s (Que bom, Que pena, Que tal) para avaliar a sua participação na atividade e propor melhorias para as próximas aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criação, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo.
  • Contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em solucionar os problemas.
  • Qualidade dos desenhos criados e o entendimento sobre o conceito de bissetriz.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria.
  • Contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de como a bissetriz de um ângulo é utilizada na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para solucionar um problema relacionado à bissetriz de um ângulo.
  • Escolher em grupo qual será a representação cotidiana da bissetriz.
  • Utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para desenhar a bissetriz.