Aula sobre Bissetriz De Um Angulo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Na aula de hoje, será utilizada a metodologia Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a bissetriz de um ângulo. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, além de aprimorar seus conhecimentos em geometria.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de bissetriz de um ângulo, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem ser divididos em grupos e devem discutir e anotar as principais informações sobre o tema.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deve criar um esboço de como a bissetriz de um ângulo pode ser aplicada em situações cotidianas. Os alunos podem utilizar materiais como papel, lápis e régua para criar seus esboços.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual é a melhor forma de aplicar a bissetriz de um ângulo em uma situação cotidiana. Cada grupo deve escolher uma ideia para desenvolver na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Com a ideia escolhida, os grupos devem criar um protótipo utilizando materiais como papel, tesoura e cola. O objetivo é criar um modelo que represente a aplicação da bissetriz de um ângulo na situação cotidiana escolhida.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo e explicar como a bissetriz de um ângulo foi aplicada na situação cotidiana escolhida. Os alunos devem avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Aprimorar os conhecimentos em geometria.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do esboço e do protótipo criado.
- Clareza na apresentação do protótipo e na explicação da aplicação da bissetriz de um ângulo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo de forma clara e didática.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar um esboço e um protótipo de qualidade.
- Apresentar o protótipo de forma clara e explicar a aplicação da bissetriz de um ângulo na situação cotidiana escolhida.