Aula sobre Bissetriz De Um Angulo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Na aula de hoje, será utilizada a metodologia Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a bissetriz de um ângulo. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, além de aprimorar seus conhecimentos em geometria.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de bissetriz de um ângulo, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem ser divididos em grupos e devem discutir e anotar as principais informações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço de como a bissetriz de um ângulo pode ser aplicada em situações cotidianas. Os alunos podem utilizar materiais como papel, lápis e régua para criar seus esboços.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual é a melhor forma de aplicar a bissetriz de um ângulo em uma situação cotidiana. Cada grupo deve escolher uma ideia para desenvolver na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, os grupos devem criar um protótipo utilizando materiais como papel, tesoura e cola. O objetivo é criar um modelo que represente a aplicação da bissetriz de um ângulo na situação cotidiana escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo e explicar como a bissetriz de um ângulo foi aplicada na situação cotidiana escolhida. Os alunos devem avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Aprimorar os conhecimentos em geometria.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criado.
  • Clareza na apresentação do protótipo e na explicação da aplicação da bissetriz de um ângulo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um esboço e um protótipo de qualidade.
  • Apresentar o protótipo de forma clara e explicar a aplicação da bissetriz de um ângulo na situação cotidiana escolhida.