Aula sobre Bissetriz De Um Angulo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo e como ela pode ser construída utilizando instrumentos de desenho. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo para fixar o conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria. Em seguida, irá contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O objetivo é que os alunos comecem a pensar em como criar um jogo que seja engajador e que ajude a fixar o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando materiais como cartolina, sulfite ou desenhando em papel. Eles deverão utilizar o conceito de bissetriz de um ângulo para criar desafios e níveis que ajudem a fixar o conteúdo. Peça para pesquisarem jogos de desafios para se inspirarem neles de determine um tempo para a construção da atividade e para a entrega.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles funcionam. Avalie os jogos e dê feedbacks para os alunos.

  5. Etapa 5 - Jogando os jogos

    Reserve uma aula para que os alunos joguem os jogos dos outros grupos e aprendam os conceitos usados a partir dos jogos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Discuta em grupo sobre os jogos apresentados e como eles podem ser melhorados. O objetivo é que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do conceito de bissetriz de um ângulo na geometria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de jogos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na explicação do jogo.
  • Utilização correta do conceito de bissetriz de um ângulo.
  • Trabalho em equipe.
  • Feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do conceito de bissetriz de um ângulo na geometria.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro.
  • Criar o jogo utilizando o conceito de bissetriz de um ângulo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados.
  • Participar da discussão em grupo.