Aula sobre Bissetriz De Um Angulo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A bissetriz de um ângulo é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para dividir um ângulo em duas partes iguais. Esse conceito pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a bissetriz de um ângulo e como ela pode ser construída utilizando instrumentos de desenho. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo para fixar o conteúdo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria. Em seguida, irá contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O objetivo é que os alunos comecem a pensar em como criar um jogo que seja engajador e que ajude a fixar o conteúdo.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo utilizando materiais como cartolina, sulfite ou desenhando em papel. Eles deverão utilizar o conceito de bissetriz de um ângulo para criar desafios e níveis que ajudem a fixar o conteúdo. Peça para pesquisarem jogos de desafios para se inspirarem neles de determine um tempo para a construção da atividade e para a entrega.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles funcionam. Avalie os jogos e dê feedbacks para os alunos.Etapa 5 - Jogando os jogos
Reserve uma aula para que os alunos joguem os jogos dos outros grupos e aprendam os conceitos usados a partir dos jogos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Discuta em grupo sobre os jogos apresentados e como eles podem ser melhorados. O objetivo é que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a dar feedbacks construtivos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do conceito de bissetriz de um ângulo na geometria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de jogos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e dar feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na explicação do jogo.
- Utilização correta do conceito de bissetriz de um ângulo.
- Trabalho em equipe.
- Feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de bissetriz de um ângulo e sua importância na geometria.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na criação do jogo.
- Avaliar os jogos e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do conceito de bissetriz de um ângulo na geometria.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro.
- Criar o jogo utilizando o conceito de bissetriz de um ângulo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados.
- Participar da discussão em grupo.