Aula sobre Blocos Economicos Mercosul

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Mercosul é um bloco econômico formado por países da América do Sul, que visa a integração econômica e política entre seus membros. É importante que os alunos compreendam a importância desse bloco econômico para o Brasil e para a região sul-americana.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema que será trabalhado em sala de aula: "Como o Mercosul influencia a economia brasileira e a integração com outros países da América do Sul?" Divida a turma em grupos e explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, irão buscar alternativas para solucionar o problema apresentado. Para isso, forneça materiais de pesquisa e oriente o uso de fontes diversas e confiáveis de informação.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão discutir e elaborar soluções para o problema, utilizando como base as informações coletadas nas pesquisas. Auxilie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Estimule a criatividade na elaboração que precisa conter as informações mais relevantes sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as soluções encontradas e as informações mais relevantes sobre o tema. Organize o tempo e o formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão com toda turma para sintetizar as informações apresentadas pelos grupos, comparando as diferentes interpretações sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os estudantes considerando os critérios apresentados. Uma sugestão é utilizar a avaliação por rubricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o funcionamento do Mercosul e sua importância para a economia brasileira e para a integração com outros países da América do Sul;
  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural);
  • Estimular à criatividade e à pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade na elaboração do diário de bordo;
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções encontradas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema a ser trabalhado em sala de aula;
  • Mediar a discussão em grupo;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Fornecer materiais de pesquisa.

Ações do aluno

  • Buscar alternativas para solucionar o problema apresentado;
  • Criar o diário de bordo;
  • Apresentar as soluções encontradas;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Buscar informações em materiais de pesquisa.