Aula sobre Blocos Economicos Mercosul
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Mercosul é um bloco econômico formado por países da América do Sul, que visa a integração econômica e política entre seus membros. É importante que os alunos compreendam a importância desse bloco econômico para o Brasil e para a região sul-americana.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema que será trabalhado em sala de aula: "Como o Mercosul influencia a economia brasileira e a integração com outros países da América do Sul?" Divida a turma em grupos e explique os critérios de avaliação.Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos, em grupos, irão buscar alternativas para solucionar o problema apresentado. Para isso, forneça materiais de pesquisa e oriente o uso de fontes diversas e confiáveis de informação.Etapa 3 - Solução
Os grupos irão discutir e elaborar soluções para o problema, utilizando como base as informações coletadas nas pesquisas. Auxilie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Estimule a criatividade na elaboração que precisa conter as informações mais relevantes sobre o tema.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as soluções encontradas e as informações mais relevantes sobre o tema. Organize o tempo e o formato das apresentações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Faça uma discussão com toda turma para sintetizar as informações apresentadas pelos grupos, comparando as diferentes interpretações sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os estudantes considerando os critérios apresentados. Uma sugestão é utilizar a avaliação por rubricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o funcionamento do Mercosul e sua importância para a economia brasileira e para a integração com outros países da América do Sul;
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural);
- Estimular à criatividade e à pesquisa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Criatividade na elaboração do diário de bordo;
- Coerência e clareza na apresentação das soluções encontradas.
Ações do professor
- Apresentar o problema a ser trabalhado em sala de aula;
- Mediar a discussão em grupo;
- Estimular a participação de todos os alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Fornecer materiais de pesquisa.
Ações do aluno
- Buscar alternativas para solucionar o problema apresentado;
- Criar o diário de bordo;
- Apresentar as soluções encontradas;
- Participar da discussão em grupo;
- Buscar informações em materiais de pesquisa.