Aula sobre Blocos Economicos Mercosul

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Mercosul é um bloco econômico criado em 1991 para promover a integração econômica e política dos países da América do Sul. Atualmente, o bloco é composto por quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Através do Mercosul, esses países buscam aumentar o comércio entre si, reduzir as barreiras comerciais e promover a cooperação em diversas áreas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que é um bloco econômico e qual é o objetivo do Mercosul. É importante contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos. Uma roda de conversa pode ser realizada para estimular o diálogo e levantar o que os alunos sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Divida a turma em grupos e explique que eles irão criar um diário de bordo sobre o Mercosul. Cada grupo irá pesquisar uma característica sobre o Mercosul, distribua os temas para os grupos. O diário de bordo deve conter os seguintes campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique que eles irão pesquisar sobre o tema e preencher cada campo com informações relevantes. Explique os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o Mercosul e preencher o diário de bordo com as informações coletadas. Auxilie a pesquisa e esteja disponível para tirar dúvidas. Incentive o uso de fontes diversas e confiáveis de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma e discutir as informações coletadas. Organize o tempo e o formato da discussão estimulando a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as soluções encontradas e as informações mais relevantes sobre o tema. Organize o tempo e o formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    avalie os estudantes considerando os critérios apresentados. Uma sugestão é utilizar a avaliação por rubricas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma discussão com toda turma para sintetizar as informações apresentadas pelos grupos, comparando as diferentes interpretações sobre o tema, e conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
  • Estimular a criatividade e a capacidade de geração de alternativas e soluções.
  • Promover a cooperação em grupo e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Criatividade na geração de alternativas e soluções.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Mediador da discussão em grupo.
  • Estimulador da participação ativa dos alunos.
  • Avaliador do desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Preencher o diário de bordo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.