Aula sobre Blocos Economicos Mercosul
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Mercosul é um bloco econômico formado por países da América do Sul, que visa a integração econômica e política entre seus membros. É importante entender como essa integração funciona, quais são os benefícios e desafios para os países membros e como isso impacta na economia global.
Etapa 1 - Entender
Apresente do tema "Blocos econômicos: Mercosul" e contextualize o assunto. Divida a turma em grupos e explique a metodologia Design Sprint.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço do modelo de design sprint que será utilizado para abordar o tema. Organize o material e o tempo para execução desta etapa.Etapa 3 - Decidir
Após discussão dos modelos, os grupos irão decidir qual será o modelo final a ser utilizado.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar o protótipo do modelo escolhido. Oriente a utilização de fontes diversas e confiáveis de pesquisa.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão devolutivas dos colegas. Oriente os alunos a darem devolutivas construtivas e fazer anotações das dúvidas.Etapa 6 - Apresentar
Cada grupo irá apresentar o modelo criado ao restante da turma. Oriente os alunos a fazerem os registros das dúvidas e dos pontos positivos dos protótipos. Organize o tempo das apresentações. Faça um debate das principais ideias apresentadas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios de avaliação definidos. Solicite aos alunos avaliarem o desempenho uns dos outros. Utilize um modelo de avaliação por rubricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural);
- Compreender a importância da integração econômica entre países;
- Identificar os benefícios e desafios do Mercosul para seus países membros;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Compreensão dos conceitos abordados;
- Habilidade de análise e interpretação de fatos e situações;
- Habilidade de trabalho em equipe e colaboração.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
- Propor a metodologia ativa Design Sprint e explicar suas etapas;
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação de um modelo de design sprint para abordar o tema;
- Acompanhar e orientar os grupos durante a criação do modelo;
- Promover a socialização dos modelos criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Criar um modelo de design sprint para abordar o tema;
- Apresentar o modelo criado ao restante da turma;
- Participar da discussão e análise dos modelos apresentados.