Aula sobre Blocos Economicos Mercosul

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Venezuela (atualmente suspensa. Foi criado em 1991 visando promover a integração econômica e social dos países membros. O bloco tem como principais objetivos a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros, a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros países e a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Faça uma contextualização sobre blocos econômicos e o Mercosul. Explique aos alunos que eles irão participar de um Modelo de Debate Crítico (MDC) sobre o tema "Blocos Econômicos: Mercosul".

  2. Etapa 2 - Formação dos Grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público, e explique como será a dinâmica do Debate.

  3. Etapa 3 - Elaboração dos materiais

    Distribua os materiais necessários a pesquisa e a elaboração de argumentos dos grupos. Oriente a elaboração de cartazes e outros recursos visuais para os alunos apresentarem suas ideias.

  4. Etapa 4 - Defesa X Oposição

    O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do Mercosul, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contra. Organize os tempos das apresentações.

  5. Etapa 5 - Julgadores

    A banca julgadora será responsável por avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos. Faça ponderações e organize os tempos das falas.

  6. Etapa 6 - Perguntas

    O público terá a oportunidade de fazer perguntas e comentários após as apresentações. Incentive a participação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o debate crítico pode ajudar a desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações relacionados à integração econômica e social dos países.
  • Estimular a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Qualidade dos recursos visuais utilizados na apresentação.
  • Participação ativa e construtiva dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras do debate e as funções de cada grupo.
  • Orientar os alunos na criação dos recursos visuais e na organização das ideias.
  • Estimular a participação de todos os alunos e mediar possíveis conflitos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Criar recursos visuais para apoiar a apresentação dos argumentos.
  • Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões dos colegas.