Aula sobre Blocos Economicos Mercosul
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Venezuela (atualmente suspensa. Foi criado em 1991 visando promover a integração econômica e social dos países membros. O bloco tem como principais objetivos a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros, a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros países e a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais.
Etapa 1 - Contextualização
Faça uma contextualização sobre blocos econômicos e o Mercosul. Explique aos alunos que eles irão participar de um Modelo de Debate Crítico (MDC) sobre o tema "Blocos Econômicos: Mercosul".Etapa 2 - Formação dos Grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público, e explique como será a dinâmica do Debate.Etapa 3 - Elaboração dos materiais
Distribua os materiais necessários a pesquisa e a elaboração de argumentos dos grupos. Oriente a elaboração de cartazes e outros recursos visuais para os alunos apresentarem suas ideias.Etapa 4 - Defesa X Oposição
O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do Mercosul, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contra. Organize os tempos das apresentações.Etapa 5 - Julgadores
A banca julgadora será responsável por avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos. Faça ponderações e organize os tempos das falas.Etapa 6 - Perguntas
O público terá a oportunidade de fazer perguntas e comentários após as apresentações. Incentive a participação dos alunos.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o debate crítico pode ajudar a desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações relacionados à integração econômica e social dos países.
- Estimular a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Qualidade dos recursos visuais utilizados na apresentação.
- Participação ativa e construtiva dos alunos.
Ações do professor
- Explicar claramente as regras do debate e as funções de cada grupo.
- Orientar os alunos na criação dos recursos visuais e na organização das ideias.
- Estimular a participação de todos os alunos e mediar possíveis conflitos.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
- Criar recursos visuais para apoiar a apresentação dos argumentos.
- Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões dos colegas.