Aula sobre Blocos Economicos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os blocos econômicos são organizações formadas por países com o objetivo de promover a integração econômica, política e social entre eles. No mundo globalizado em que vivemos, é importante que os alunos compreendam a importância desses blocos para o desenvolvimento dos países e para a melhoria das condições de vida da população. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia e, assim, entender o que os países membros dos blocos econômicos pensam, sentem, falam, fazem, veem, quais são suas dores e ganhos. Com isso, eles poderão compreender melhor os objetivos e a importância desses organismos de integração do território americano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são blocos econômicos e sua importância para o desenvolvimento dos países. Apresente exemplos de blocos econômicos, como o Mercosul, a OEA, o Nafta, entre outros.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking

    Explique o que é a metodologia ativa Design Thinking e como ela será utilizada na aula. Apresente exemplos de como essa metodologia pode ser aplicada em outras áreas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um país membro de um bloco econômico. Eles deverão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O professor deverá orientá-los durante todo o processo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. Faça perguntas para que os alunos possam explicar melhor as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as informações apresentadas e tentar identificar as semelhanças e diferenças entre os países membros dos blocos econômicos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua sobre o tema, destacando a importância dos blocos econômicos para o desenvolvimento dos países e para a melhoria das condições de vida da população.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Oriente os alunos a realizaruma tarefa de casa no qual os alunos deverão pesquisar sobre um dos blocos econômicos apresentados em sala de aula, solicite que seja produzido um texto sobre sua importância para os países membros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das informações apresentadas nos mapas de empatia.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas de empatia.
  • Participação dos alunos na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para que os alunos possam explicar melhor as informações apresentadas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando a importância dos blocos econômicos para o desenvolvimento dos países.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para entender melhor as informações apresentadas.
  • Participar da conclusão da aula.