Aula sobre Blocos Economicos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os blocos econômicos são organizações que visam a integração econômica e comercial entre países. No Brasil, o Mercosul é um exemplo de bloco econômico, que envolve países da América do Sul. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um jogo gamificado para aprender sobre os diferentes blocos econômicos existentes no continente americano.

O objetivo é que os alunos compreendam a importância dessas organizações e analisem seus objetivos. Para isso, os estudantes irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que são blocos econômicos e sua importância para a economia dos países. Em seguida, os alunos irão se reunir em grupos para discutir o assunto e anotar suas ideias.

  2. Etapa 2 - Mapa de registro

    Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Esse mapa de registro será utilizado posteriormente.


  3. Etapa 3 - Definição do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo, definindo seu nome, seu objetivo e desafios. Auxilie os alunos na definição desses elementos.

  4. Etapa 4 - Criação dos níveis

    Os alunos irão criar os níveis do jogo, pensando em desafios mais difíceis à medida que o jogo avança.

  5. Etapa 5 - Esquema de recompensas

    Cada grupo irá definir um esquema de recompensas para o jogo, pensando em incentivar os jogadores a continuarem jogando.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Os alunos irão criar informações para o consumidor final, explicando como jogar o jogo e quais são seus objetivos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como jogar e quais são seus objetivos.

  8. Etapa 8 - Todos jogam

    Crie um sistema de rodízio para que cada grupo jogue e avalie o jogo do outro.

  9. Etapa 9 - Discussão final

    Concluindo a etapa anterior, conduza a uma discussão final sobre a importância dos blocos econômicos e como o jogo ajudou a compreender melhor o tema.

    Sugestão de avaliação: utilize o mapa de registro para construir a dinâmica do jogo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o nome do jogo, seu objetivo e desafios.
  • Originalidade e criatividade na criação dos níveis e esquema de recompensas.
  • Clareza e objetividade nas informações para o consumidor final.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita durante a apresentação do jogo.
  • Compreensão dos objetivos e importância dos blocos econômicos.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e auxiliar os alunos na definição dos elementos do jogo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre a importância dos blocos econômicos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e anotar ideias sobre o tema.
  • Definir o nome do jogo, seu objetivo e desafios.
  • Criar os níveis do jogo e esquema de recompensas.
  • Criar informações para o consumidor final.
  • Apresentar o jogo para a turma e participar da discussão final.