Aula sobre Blocos Economicos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os blocos econômicos são organizações formadas por países que têm como objetivo promover a integração econômica e comercial entre seus membros. No cotidiano, podemos ver a influência desses blocos na nossa vida, como na importação e exportação de produtos, na circulação de pessoas e na política internacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique aos alunos o que são blocos econômicos, seus objetivos e importância. Em seguida, divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre o bloco econômico que lhes foi atribuído. O grupo defensor deverá pesquisar sobre as vantagens do bloco, enquanto o grupo opositor deverá pesquisar sobre as desvantagens. Já a banca julgadora deverá pesquisar sobre o papel dos organismos de integração na América Latina.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos, seguidos de 5 minutos de réplica e tréplica. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará as respostas.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido durante o debate e como os blocos econômicos podem afetar a vida dos cidadãos.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos deverão produzir um texto sobre a importância dos organismos de integração na América Latina.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve avaliação da aula e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos blocos econômicos na América Latina.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência das respostas aos questionamentos da banca julgadora.
  • Qualidade do texto produzido na atividade de fixação.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os blocos econômicos.
  • Conduzir o debate e fazer as perguntas da banca julgadora.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma avaliação geral da aula.
  • Agradecer a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o bloco econômico atribuído.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Produzir um texto sobre a importância dos organismos de integração na América Latina.
  • Cooperar com os colegas de grupo.