Aula sobre Blocos Economicos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os blocos econômicos são organizações formadas por países que têm como objetivo promover a integração econômica e comercial entre seus membros. No cotidiano, podemos ver a influência desses blocos na nossa vida, como na importação e exportação de produtos, na circulação de pessoas e na política internacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique aos alunos o que são blocos econômicos, seus objetivos e importância. Em seguida, divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre o bloco econômico que lhes foi atribuído. O grupo defensor deverá pesquisar sobre as vantagens do bloco, enquanto o grupo opositor deverá pesquisar sobre as desvantagens. Já a banca julgadora deverá pesquisar sobre o papel dos organismos de integração na América Latina.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos, seguidos de 5 minutos de réplica e tréplica. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará as respostas.Etapa 4 - Deliberação
A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido durante o debate e como os blocos econômicos podem afetar a vida dos cidadãos.Etapa 6 - Atividade de fixação
Os alunos deverão produzir um texto sobre a importância dos organismos de integração na América Latina.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve avaliação da aula e agradeça a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância dos blocos econômicos na América Latina.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência das respostas aos questionamentos da banca julgadora.
- Qualidade do texto produzido na atividade de fixação.
- Participação geral na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os blocos econômicos.
- Conduzir o debate e fazer as perguntas da banca julgadora.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Fazer uma avaliação geral da aula.
- Agradecer a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o bloco econômico atribuído.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Produzir um texto sobre a importância dos organismos de integração na América Latina.
- Cooperar com os colegas de grupo.