Aula sobre Blocos Economicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os blocos econômicos são organizações de países que estabelecem acordos comerciais, políticos e sociais com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a integração regional. No contexto atual, é importante que os estudantes compreendam a importância desses blocos para a economia mundial e para o Brasil. Alguns exemplos de blocos econômicos são o Mercosul, a OEA, a OEI, o Nafta, a Unasul, a Alba, a Comunidade Andina e a Aladi. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Selecione um texto ou vídeo que aborda o tema: "Blocos econômicos" e disponibilize aos alunos para que possam estudar em casa. Oriente-os a produzir um resumo com as principais informações.

    O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com uma base do assunto.


  2. Etapa 2 - Contextualização do tema

    Já em sala de aula, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertidae contextualize o tema apresentando alguns exemplos de blocos econômicos, como: Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba,Comunidade Andina,Aladi, entre outros.

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.


  3. Etapa 3 - Roda de discussão

    Organize a turma em círculo, promovendo uma roda de discussão. Nesse momento os alunos apresentarão uma síntese do que foi estudado em casa.

  4. Etapa 4 - Template de Dinâmica dos 3 Qs.

    Informe os alunos que eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", para avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema.

    Forneça materiais de apoio para a construção do template.

    Com a falta de recursos digitais, e a impossibilidade de impressão, os alunos poderão utilizar materiais simples, como papel, canetas e lápis, para a construção do template.


  5. Etapa 5 - Utilizando o template

    A partir do que foi estudado em casa, associando a discussão em sala, preencha o template de Dinâmica dos 3 Qs. com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Após a construção do template, os alunos irão apresentar o trabalho para a turma, recebendo feedback seu e dos colegas.

    Avalie o trabalho dos alunos em relação ao desempenho dos grupos.


  7. Etapa 7 - Sistematização

    Para sistematizar o aprendizado, utilize a lousa ou flip-chart, destacando os principais pontos abordados na pesquisaem casa e na discussão em sala de aula pelos alunos.

    Promova uma análise sobre a pertinência da metodologia utilizada para o aprendizado do tema proposto.


  8. Etapa 8 - Fechamento

    Conclua estaaula, reforçando a importância dos blocos econômicos para a economia mundial e para o Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Incentivar a pesquisa em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação do bloco econômico.
  • Participação na discussão em sala.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em sala de aula.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Reforçar a importância dos blocos econômicos para a economia mundial e para o Brasil.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer o fechamento da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva sobre o bloco econômico.
  • Participar da discussão em sala de aula.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema por meio do template criado.