Blog

Nessa aula de Português vamos conversar sobre o blog e sua relevância. Vamos lá?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre o Blog é correto dizer que:

    A) Permite que os leitores comentem.

    B) Para ter um blog é preciso pagar.

    C) Não precisa seguir a ordem cronológica.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Neste material, vamos explorar a criação de um blog e como isso pode ser uma ferramenta poderosa para compartilhar ideias, opiniões e informações. Os alunos podem usar o blog para discutir assuntos de interesse pessoal, local ou global, criando conteúdo sobre temas que eles se preocupam ou que os interessam. Além disso, essa aula será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Neste material, iremos explorar o tema "Blog" e como ele pode ser utilizado para produzir conteúdos relevantes e de interesse para os estudantes. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias, entrevistas, comentários e outros tipos de texto relacionados a temas de interesse pessoal, local ou global. Os blogs são uma ótima ferramenta para isso, pois permitem que os alunos criem e publiquem seus próprios conteúdos, além de poderem interagir com o público por meio de comentários. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), el os alunos criarão um template de avaliação por rubrica.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A internet se tornou uma grande fonte de informação e comunicação, e com ela surgiram diversas formas de produção de conteúdo, como os blogs. Os blogs são páginas pessoais ou empresariais que possibilitam a publicação de textos, imagens e vídeos, e podem ser usados para várias finalidades, como divulgação de ideias, produtos ou serviços, compartilhamento de experiências pessoais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como criar um blog e como utilizar a gamificação para torná-lo mais engajador e interessante para o público.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O blog pode ser usado em diversos contextos, como na divulgação de notícias, opiniões, hobbies, entre outros. O objetivo deste material é apresentar aos alunos a importância do blog como uma ferramenta de comunicação e incentivar a produção conteúdo de qualidade para esse meio digital. A metodologia utilizada será Design Thinking, que é uma abordagem centrada no ser humano para solução de problemas.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Os blogs são uma forma de comunicação muito popular. Eles são utilizados por pessoas de todas as idades e profissões para compartilhar informações, opiniões e experiências. Os estudantes do ensino fundamental também podem criar seus próprios blogs para compartilhar suas ideias e opiniões com os colegas e com o mundo. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o processo de criação de um blog, desde a concepção da ideia até a publicação do conteúdo. Eles também serão introduzidos à metodologia Design Sprint, que é uma forma inovadora de analisar problemas e criar soluções criativas.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Os blogs podem ser utilizados para diversos propósitos, como compartilhar ideias, opiniões, notícias, entre outros. Eles são uma forma de comunicação ainda muito usada nos dias de hoje. O objetivo deste material é que os alunos façam uma avaliação por pares por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos a fim de trabalhar habilidades de avaliação e cooperação.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: