Aula sobre Blog

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os blogs podem ser utilizados para diversos propósitos, como compartilhar ideias, opiniões, notícias, entre outros. Eles são uma forma de comunicação ainda muito usada nos dias de hoje. O objetivo deste material é que os alunos façam uma avaliação por pares por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos a fim de trabalhar habilidades de avaliação e cooperação.

  1. Etapa 1 - Introdução ao conceito de Blog

    Apresente o blog e fale sobre suas funcionalidades, mostrando exemplos de blogs e suas diferentes temáticas. Em seguida, os alunos serão incentivados a falarem sobre um blog de sua escolha.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares para avaliar os blogs dos outros grupos. O template deve conter os critérios de avaliação “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação”“desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos terão um tempo para discutir sobre as características que um blog deve ter. Cada grupo deverá pensar em ideias e formular um blog.

  4. Etapa 4 - Criação dos blogs

    Cada grupo deverá criar um blog. Você pode sugerir plataformas como WordPress, Wix, Medium ou Tumblr.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos blogs

    Os grupos irão avaliar os blogs dos outros grupos utilizando o template criado na Etapa 2.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão com a turma sobre a importância de avaliar o trabalho dos outros e como isso pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir blogs;
  • Estimular a habilidade de criar e avaliar critérios de avaliação;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e dar feedback construtivo;
  • Estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de blog e suas funcionalidades;
  • Dividir a turma em grupos para discussão;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação;
  • Avaliar e dar feedback aos alunos;
  • Concluir a atividade com uma reflexão.

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar um blog de sua escolha;
  • Discutir em grupo sobre as características que um blog deve ter;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Criar um blog;
  • Avaliar os blogs dos outros grupos;
  • Discutir e dar feedback construtivo.