Aula sobre Blog

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O blog pode ser usado em diversos contextos, como na divulgação de notícias, opiniões, hobbies, entre outros. O objetivo deste material é apresentar aos alunos a importância do blog como uma ferramenta de comunicação e incentivar a produção conteúdo de qualidade para esse meio digital. A metodologia utilizada será Design Thinking, que é uma abordagem centrada no ser humano para solução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do para os alunos explicando sua importância. Em seguida, oriente os alunos a criarem um mapa de empatia contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia de um possível leitor do blog que eles irão produzir. Eles deverão preencher cada campo do mapa de empatia com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas em cada campo.

  4. Etapa 4 - Definição do tema do blog

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão escolher um tema para seu blog e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Produção do conteúdo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para produzir o conteúdo do blog, utilizando as informações do mapa de empatia e o tema escolhido na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos blogs

    Cada grupo irá apresentar seu blog para a turma, explicando o tema escolhido e mostrando o conteúdo produzido.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com a turma, questionando as dificuldades e as soluções encontradas pelos alunos durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção de conteúdo para meios digitais;
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do conteúdo produzido;
  • Coerência do conteúdo com o tema escolhido;
  • Criatividade e inovação na apresentação do blog;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o processo de produção do blog.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Conduzir a reflexão crítica sobre o processo de produção do blog;
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia;
  • Participar ativamente na produção do conteúdo do blog;
  • Apresentar o blog para a turma de forma criativa e inovadora;
  • Refletir sobre o processo de produção do blog;
  • Colaborar com os colegas de grupo.