Aula sobre Blog
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A internet se tornou uma grande fonte de informação e comunicação, e com ela surgiram diversas formas de produção de conteúdo, como os blogs. Os blogs são páginas pessoais ou empresariais que possibilitam a publicação de textos, imagens e vídeos, e podem ser usados para várias finalidades, como divulgação de ideias, produtos ou serviços, compartilhamento de experiências pessoais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como criar um blog e como utilizar a gamificação para torná-lo mais engajador e interessante para o público.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para a turma explicando o que é um blog e como ele pode ser utilizado. É importante enfatizar a importância da escrita e da produção de conteúdo para a comunicação na era digital.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.Etapa 3 - Criação do blog
Cada grupo deve criar um blog utilizando plataformas gratuitas disponíveis na internet (WordPress, Wix, Tumblr, Blogger etc.). Os alunos devem usar o mapa de registro criado na etapa anterior para definir o conteúdo do blog, os desafios e as recompensas para os usuários.Etapa 4 - Compartilhamento dos blogs
Os grupos devem compartilhar seus blogs com a turma, apresentando a proposta do jogo e como ele funciona. Os alunos devem analisar os blogs dos colegas e dar sugestões de melhorias.Etapa 5 - Ajustes e melhorias
Com base nas sugestões dos colegas, os grupos devem ajustar e melhorar seus blogs, tornando-os mais interessantes e engajadores.Etapa 6 - Apresentação final
Cada grupo deve apresentar o resultado final do seu blog para a turma, explicando como utilizaram a gamificação para torná-lo mais envolvente e interessante.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão sobre a importância da produção de conteúdo na era digital e como a gamificação pode ser utilizada para tornar a comunicação mais efetiva e engajadora.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de produção de conteúdo para a comunicação na era digital;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Criatividade no mapa de registro;
- Qualidade do conteúdo produzido para o blog;
- Utilização efetiva da gamificação para tornar o blog mais interessante;
- Apresentação clara e objetiva do resultado do projeto;
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na criação do blog;
- Estimular a participação e a colaboração em grupo;
- Avaliar o resultado do projeto;
- Conduzir a reflexão final sobre a importância da produção de conteúdo na era digital.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro e do blog;
- Colaborar com os colegas de grupo;
- Utilizar a gamificação de forma criativa e efetiva;
- Apresentar o resultado do projeto de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre a importância da produção de conteúdo na era digital e sobre como a gamificação pode ser utilizada para tornar a comunicação mais efetiva.