Aula sobre Blog
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Neste material, iremos explorar o tema "Blog" e como ele pode ser utilizado para produzir conteúdos relevantes e de interesse para os estudantes. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias, entrevistas, comentários e outros tipos de texto relacionados a temas de interesse pessoal, local ou global. Os blogs são uma ótima ferramenta para isso, pois permitem que os alunos criem e publiquem seus próprios conteúdos, além de poderem interagir com o público por meio de comentários. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), el os alunos criarão um template de avaliação por rubrica.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e questionando os alunos o que eles sabem sobre blogs. Em seguida, apresente exemplos de blogs relevantes e interessantes e discuta com os alunos sobre as características que os tornam úteis e atraentes.Etapa 2 - Criação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, e cada grupo escolherá um tema para criar um blog.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para o blog que será criado.Etapa 4 - Criação do blog
Os alunos criarão o blog seguindo as suas orientações.Etapa 5 - Publicação do blog
Os grupos deverão publicar seus blogs e os alunos poderão ler e comentar nos blogs dos outros grupos. Os grupos deverão usar o template de avaliação criado para avaliar os sites criados pelos outros grupos.Etapa 6 - Apresentação e discussão
Cada grupo apresentará seu blog para a turma e serão discutidos os pontos positivos e negativos de cada um.Etapa 7 - Reflexão e feedback
Os alunos refletirão sobre o que aprenderam durante a aula e você dará feedback sobre a participação e desempenho de cada aluno.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de produzir conteúdos relevantes e de interesse dos alunos.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na produção de conteúdo.
- Incentivar a interação e o diálogo entre os alunos por meio dos comentários nos blogs.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na produção de conteúdo.
- Uso adequado dos recursos disponíveis para a criação do blog.
- Coerência e consistência do conteúdo produzido.
- Originalidade e criatividade na abordagem do tema.
- Participação e engajamento na discussão e interação nos blogs dos outros grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos na criação do blog.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
- Estimular a interação e o diálogo entre os alunos nos blogs.
- Fazer a mediação na discussão e apresentação dos blogs.
Ações do aluno
- Escolher um tema para o blog.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Criar e publicar o blog.
- Ler e comentar nos blogs dos outros grupos.
- Apresentar e discutir o blog criado.