Aula sobre Blog

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Neste material, vamos explorar a criação de um blog e como isso pode ser uma ferramenta poderosa para compartilhar ideias, opiniões e informações. Os alunos podem usar o blog para discutir assuntos de interesse pessoal, local ou global, criando conteúdo sobre temas que eles se preocupam ou que os interessam. Além disso, essa aula será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos como será trabalhada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida em relação ao tema “blog” e destaque a importância de se ter um espaço para compartilhar ideias e opiniões. Os alunos terão um tempo para fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Em casa, os alunos deverão pesquisar mais sobre o que é um blog, como ele funciona e como pode ser criado. Indique sites e materiais para eles usarem como referência. Eles também deverão preparar um template da Dinâmica dos 3 Qs para usar na atividade seguinte. O objetivo é que este template seja utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade que será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Criação do blog

    Já em sala de aula, após as pesquisas, os alunos deverão criar um blog utilizando uma plataforma gratuita na internet. Eles deverão personalizar o layout, escolher um nome e criar uma descrição para o blog. Os alunos também devem postar um texto sobre um tema de interesse pessoal ou coletivo.

  4. Etapa 4 - Compartilhando o blog

    Os alunos compartilharão seus blogs com a turma. Cada aluno terá um tempo para apresentar seu blog e discutir o conteúdo postado. A Dinâmica dos 3 Qs será utilizada pela turma como uma ferramenta para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade realizada, discutindo o que aprenderam sobre blogs e como essa ferramenta pode ser usada para compartilhar ideias e opiniões. Eles também deverão comentar sobre o processo de criação do blog e a dinâmica utilizada para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula e destaque os pontos importantes. Sugira atividades futuras para aprimorar o uso do blog como ferramenta de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir conteúdo para blogs e outras plataformas digitais;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do blog;
  • Qualidade do conteúdo produzido pelos alunos;
  • Uso adequado da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada e a importância do tema;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do blog;
  • Estimular a colaboração e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e preparar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Criar um blog, personalizar o layout e publicar um texto;
  • Compartilhar o blog com a turma e participar da discussão.