Aula sobre Bolivarianismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como objetivo a integração dos países da América Latina, inspirada na figura do líder venezuelano Simón Bolívar. Essa ideologia defende a união dos países latino-americanos em prol de um desenvolvimento econômico e social mais justo e igualitário. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como essa ideologia pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes, como a importância da cooperação entre países vizinhos, a valorização da cultura latino-americana e a luta contra a exploração econômica e social.A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um template de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Bolivarianismo e explique sua importância para a América Latina. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os grupos deverão pesquisar sobre o Bolivarianismo e suas principais características. Para isso, poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão escolher o melhor esboço e justificar sua escolha. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo do template de design sprint escolhido. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos e testá-los com a turma. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância do Bolivarianismo para a América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação do protótipo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de design sprint.
  • Tirar dúvidas e estimular a participação dos alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Bolivarianismo e suas principais características.
  • Criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas.
  • Escolher o melhor esboço e criar um protótipo do template escolhido.