Aula sobre Bolivarianismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como objetivo a integração dos países da América Latina, inspirada na figura do líder venezuelano Simón Bolívar. Essa ideologia defende a união dos países latino-americanos em prol de um desenvolvimento econômico e social mais justo e igualitário. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como essa ideologia pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes, como a importância da cooperação entre países vizinhos, a valorização da cultura latino-americana e a luta contra a exploração econômica e social.A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um template de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Bolivarianismo e explique sua importância para a América Latina. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Entender
Os grupos deverão pesquisar sobre o Bolivarianismo e suas principais características. Para isso, poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.Etapa 4 - Decidir
Os grupos deverão escolher o melhor esboço e justificar sua escolha. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo deverá criar um protótipo do template de design sprint escolhido. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.Etapa 6 - Testar
Os grupos deverão apresentar seus protótipos e testá-los com a turma. Oriente os alunos e tire dúvidas quando necessário.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância do Bolivarianismo para a América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de design sprint.
- Tirar dúvidas e estimular a participação dos alunos.
- Concluir a aula reforçando a importância do tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Bolivarianismo e suas principais características.
- Criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas.
- Escolher o melhor esboço e criar um protótipo do template escolhido.