Aula sobre Bolivarianismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como objetivo a integração dos países da América Latina, inspirada na figura do líder venezuelano Simón Bolívar. Essa ideologia defende a união dos países latino-americanos em prol de um desenvolvimento econômico e social mais justo e igualitário. Os alunos irão conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo, além de desenvolver habilidades de empatia e criatividade por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Bolivarianismo e explique sua importância para a América Latina. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia sobre o tema, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o mapa de empatia sobre o Bolivarianismo. Oriente-os e tire dúvidas durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as principais ideias e sentimentos relacionados ao tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas nos mapas de empatia. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um projeto de integração entre dois países da América Latina, utilizando as ideias discutidas na atividade anterior. Eles deverão apresentar o projeto para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e a qualidade dos projetos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de empatia e criatividade nos alunos.
  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos.
  • Qualidade dos mapas de empatia criados pelos grupos.
  • Qualidade dos projetos de integração apresentados pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos durante a atividade.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos projetos apresentados.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre o Bolivarianismo.
  • Trabalhar em grupo para criar o projeto de integração entre dois países da América Latina.
  • Apresentar o projeto para a turma.