Aula sobre Bolivarianismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como objetivo a integração dos países da América Latina, inspirada na figura do líder venezuelano Simón Bolívar. Essa ideologia defende a união dos países latino-americanos em prol do desenvolvimento econômico e social da região. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que aborde os principais pensadores e características do Pan-americanismo. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema Bolivarianismo e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Definição do jogo

    Os alunos deverão definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o consumidor final e por qual motivo o jogo será engajador e um sucesso.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre os principais pensadores e características do Pan-americanismo para embasar a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos deverão criar o jogo utilizando materiais disponíveis, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar o jogo criado para a turma, explicando as características e os principais pensadores do Pan-americanismo abordados no jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as características e os principais pensadores do Pan-americanismo abordados nos jogos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e a importância do Pan-americanismo para a integração dos países latino-americanos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o jogo criado e as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Pesquisar sobre as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Colaborar com os colegas de grupo.