Aula sobre Bolivarianismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como base as ideias do líder venezuelano Simón Bolívar, que lutou pela independência de diversos países da América Latina no século XIX. Essa corrente defende a união dos países latino-americanos em uma só nação, com o objetivo de fortalecer a região e diminuir a influência de países estrangeiros. Os alunos irão conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo, que é uma das vertentes do Bolivarianismo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão o template de avaliação por rúbrica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o Pan-americanismo e seus principais pensadores. Eles poderão utilizar livros, artigos, vídeos e outros materiais disponíveis na internet.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica como guia. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e argumentos para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após os debates, os alunos irão se reunir em um grande grupo para discutir as diferentes opiniões e conclusões apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância do conhecimento sobre o Pan-americanismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Avaliar e argumentar sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de avaliação por rúbrica.
  • Pesquisar sobre o tema de forma responsável e crítica.
  • Apresentar argumentos coerentes e bem fundamentados.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.