Aula sobre Bolivarianismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Bolivarianismo, apresentando a figura de Simón Bolívar e sua importância para a América Latina.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Características do BolivarianismoOs alunos, em grupos, deverão pesquisar e discutir as principais características do Bolivarianismo, como a defesa da integração latino-americana, a luta contra o imperialismo e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Estação 2 - Pensadores do Bolivarianismo
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar e discutir os principais pensadores do Bolivarianismo, como Hugo Chávez e Evo Morales. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Estação 3 - Aplicação do Bolivarianismo no cotidiano
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar e discutir como o Bolivarianismo pode ser aplicado no cotidiano, como por exemplo, na luta por direitos sociais e na defesa da soberania dos países latino-americanos. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas pelos alunos e reforce a importância do Bolivarianismo para a América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Bolivarianismo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da integração latino-americana.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
- Compreensão das características e dos principais pensadores do Bolivarianismo.
Ações do professor
- Realizar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre as características e os principais pensadores do Bolivarianismo.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Apresentar as conclusões de forma clara e objetiva.