Aula sobre Bolivarianismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Bolivarianismo é uma corrente política que tem como objetivo a integração dos países da América Latina, inspirada na figura do líder venezuelano Simón Bolívar. Essa ideologia defende a união dos países latino-americanos em prol de um desenvolvimento econômico e social mais justo e igualitário. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Faça uma breve explanação sobre o Bolivarianismo e sua importância para a América Latina.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de Simón Bolívar e outros líderes que defendiam o Bolivarianismo. Eles poderão utilizar livros, sites e outras fontes de pesquisa para coletar informações.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações coletadas na pesquisa. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações coletadas na pesquisa e na discussão em grupo para preencher o template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as informações contidas em cada campo.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o Bolivarianismo e sua importância para a América Latina. Os alunos poderão utilizar as informações apresentadas nos templates para enriquecer a discussão.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação na apresentação dos templates.
- Participação na discussão final.
- Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
- Auxiliar na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão final.
- Avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o Bolivarianismo.
- Participar da discussão em grupo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o template para a turma.
- Participar da discussão final e preencher o template de avaliação.