Aula sobre Booktube

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Booktube é uma das formas mais populares de compartilhamento de leituras na atualidade. É um espaço na internet em que os jovens leitores apresentam seus livros favoritos e comentam sobre eles de forma descontraída e criativa. Essa atividade é uma oportunidade para que os estudantes conheçam melhor o universo literário, além de desenvolverem habilidades de comunicação e expressão. Nesta aula, os alunos deverão criar um diário de bordo em grupo utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver os temas relacionados ao Booktube.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é Booktube e apresentando exemplos de canais populares. Em seguida, explique a atividade que será realizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão criar um diário de bordo e escolher um livro para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao livro escolhido. Por exemplo: "Como fazer com que os jovens se interessem pela leitura de clássicos da literatura?" ou "Como incentivar a leitura em tempos de excesso de estímulos digitais?". Auxilie os grupos no processo de identificação do problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá pensar em alternativas para solucionar o problema identificado. Por exemplo: "Criar um canal de booktube para apresentar clássicos da literatura de forma descontraída" ou "Criar um clube de leitura na escola para incentivar a leitura em grupo".

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão selecionar a alternativa que consideram mais adequada e elaborar um plano de ação para colocá-la em prática. Todo o projeto dever ser registrado no diário de bordo utilizando recursos visuais e criativos para tornar a apresentação mais atrativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas pensadas e a solução escolhida. Faça comentários e intervenções pontuais para enriquecer as apresentações.

  6. Etapa 6 - Reflexão e Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre o aprendizado adquirido durante a atividade. Faça uma avaliação formativa, destacando pontos fortes e pontos a serem aprimorados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando a importância do compartilhamento de leituras e incentivando os alunos a criarem seus próprios booktubes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão;
  • Estimular a criatividade e a inovação;
  • Promover o interesse pela leitura e a formação de leitores críticos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a reflexão crítica sobre temas relevantes para os jovens.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado ao livro escolhido;
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema;
  • Seleção e justificativa adequada da solução escolhida;
  • Qualidade do diário de bordo e da apresentação oral;
  • Participação ativa e colaborativa dos integrantes do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de canais de booktube populares;
  • Orientar os alunos na identificação do problema relacionado ao livro escolhido;
  • Auxiliar os grupos no processo de geração de alternativas e seleção da solução;
  • Fazer intervenções pontuais para enriquecer as apresentações;
  • Realizar uma avaliação formativa ao final da atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um livro para trabalhar em grupo;
  • Identificar um problema relacionado ao livro escolhido;
  • Pensar em alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema;
  • Selecionar e justificar adequadamente a solução escolhida;
  • Apresentar oralmente o diário de bordo para a turma;