Aula sobre Booktube
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Booktube é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais espaço na internet. Trata-se de canais no YouTube em que os booktubers falam sobre livros, fazem resenhas, sugerem leituras e trocam informações sobre suas obras preferidas. Essa prática de compartilhamento de leituras, de obras literárias e de manifestações artísticas tem se popularizado, principalmente entre os jovens. Por meio do booktube é possível promover o hábito da leitura, incentivar a criatividade e a produção de conteúdo, além de ampliar a comunicação e a interação entre os alunos. Neste material, os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o booktube e criar um template de design sprint para aplicar em suas próprias produções.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o que é o booktube e como ele funciona. Em seguida, os estudantes irão assistir a um vídeo de um booktuber famoso e discutir sobre as características do canal, como a linguagem utilizada, os temas abordados e a linguagem corporal.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um livro para fazer uma resenha. Eles terão um tempo para ler o livro e 15 minutos para esboçar uma ideia de como será a resenha. Você deverá orientar os estudantes sobre a estrutura de uma resenha e sobre a importância de escolher um livro de que gostem.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão se reunir para tomar decisões sobre a resenha. Eles deverão escolher um booktuber para ser porta-voz do grupo e definir como será a apresentação da resenha. Oriente sobre a importância de trabalhar em equipe e respeitar a opinião de todos.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos terão 60 minutos para produzir a resenha. Eles deverão utilizar recursos como câmeras de celular e microfones para gravar a apresentação. Reforce a importância do roteiro bem elaborado e do uso de elementos visuais para enriquecer a apresentação.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar a resenha para a turma. Após as apresentações, os alunos deverão avaliar as resenhas, considerando a criatividade, a clareza na apresentação, a qualidade visual e a capacidade de convencer o público. Você deverá orientar sobre a importância de dar feedbacks construtivos e sobre a importância de valorizar as diferenças entre as produções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação;
- Incentivo à leitura e à produção de conteúdo;
- Estímulo à criatividade e à capacidade de trabalhar em equipe;
- Ampliação da interação entre os alunos;
- Desenvolvimento da habilidade de avaliação crítica.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração da resenha;
- Clareza na apresentação;
- Qualidade visual da produção;
- Capacidade de convencer o público;
- Utilização adequada dos recursos disponíveis.
Ações do professor
- Explicar o que é o booktube e como funciona;
- Orientar sobre a estrutura de uma resenha;
- Auxiliar na escolha dos livros;
- Dar feedbacks construtivos;
- Valorizar as diferenças entre as produções.
Ações do aluno
- Ler o livro escolhido;
- Esboçar uma ideia de como será a resenha;
- Escolher um booktuber e definir a apresentação da resenha;
- Produzir a resenha;
- Avaliar as resenhas apresentadas pelos colegas.