Aula sobre Booktube

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Booktube é um nicho do Youtube em que os usuários fazem vídeos sobre livros, desde resenhas até discussões mais profundas sobre temas específicos. Esse recurso é uma ótima ferramenta para incentivar a leitura e a troca de experiências literárias entre os jovens, além de ser uma forma de expressão cultural. Nessa aula, os alunos irão desenvolver um mapa de empatia sobre o público do Booktube para entender melhor suas motivações, preferências e opiniões. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Booktube

    Apresente o conceito de Booktube para os alunos, explicando sua história, funcionamento e importância como plataforma de compartilhamento de experiências literárias.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia sobre o público do Booktube, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor a motivação desse público em assistir a conteúdo sobre livros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as principais conclusões e observações sobre o público do Booktube.

  4. Etapa 4 - Produção de vídeos

    Os alunos irão produzir vídeos para o Booktube, seguindo as preferências e características do público identificadas no mapa de empatia. Forneça orientações sobre roteiro, edição e publicação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos vídeos

    Os alunos irão apresentar seus vídeos para a turma e discutir as escolhas feitas em relação ao conteúdo e à linguagem utilizada.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Forneça feedback sobre os vídeos produzidos e avalie o trabalho dos alunos de acordo com os critérios definidos previamente.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos irão fazer uma reflexão sobre a experiência de produzir Booktube e sobre como essa prática pode ser uma ferramenta de incentivo à leitura e à produção cultural.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compartilhar experiências literárias e culturais de forma criativa e participativa;
  • Estimular o interesse e o hábito pela leitura e pela produção cultural;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se colocar no lugar do outro;
  • Estimular a reflexão sobre o papel da cultura e da produção cultural na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o conteúdo do vídeo e as preferências do público do Booktube identificadas no mapa de empatia;
  • Qualidade da edição e da produção do vídeo;
  • Criatividade na abordagem do tema;
  • Clareza e objetividade na comunicação do conteúdo;
  • Participação e colaboração efetiva do aluno no grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o Booktube e explicar sua importância na troca de experiências literárias;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na produção dos vídeos;
  • Fornecer feedback sobre os vídeos produzidos e avaliar o trabalho dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a produção cultural e sua importância na sociedade;
  • Propor atividades que incentivem a leitura e a produção cultural.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia;
  • Produzir vídeos criativos e inovadores para o Booktube;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e efetiva;
  • Receber feedback e avaliação do professor de forma construtiva;
  • Refletir sobre a importância da produção cultural na sociedade e sua relação com a leitura e a troca de experiências literárias.