Aula sobre Booktube

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Booktube é a prática de compartilhamento de leitura de livros que tem ganhado cada vez mais espaço na internet, principalmente entre os jovens. Consiste na criação de vídeos com resenhas, dicas de leitura, entre outros assuntos relacionados à literatura. Nesta aula, os alunos serão estimulados a criar um modelo de júri com grupos de defensor e opositor para discutir e apresentar argumentos sobre a importância do Booktube como meio de incentivar a leitura e a cultura literária.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o Booktube, mostrando exemplos de canais no YouTube. Em seguida, divida a turma em quatro grupos - banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Eles deverão realizar um debate sobre o seguinte assunto: Booktube incentiva a leitura?

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o tema, coletando informações e argumentos para apresentar durante o debate. O grupo defensor deve argumentar a favor do booktube, o opositor deve ir contra, a banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e os observadores devem tomar nota durante o processo.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos de defensor e opositor terão 15 minutos para apresentar seus argumentos. A banca julgadora terá 10 minutos para questionar os grupos e avaliar as apresentações. O grupo de observadores deve anotar as informações importantes e contribuir para a discussão.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conduza uma discussão final destacando os pontos positivos e negativos do Booktube e incentivando os alunos a refletir sobre a importância da leitura e da cultura literária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas.
  • Estimular a pesquisa e a produção de argumentos consistentes.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da leitura e da cultura literária.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade de persuasão e argumentação.
  • Participação da banca julgadora nas perguntas e na avaliação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é o Booktube.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
  • Conduzir o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Conduzir a discussão final e incentivar a reflexão sobre a importância da leitura e da cultura literária.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Preparar argumentos consistentes para apresentar durante o debate.
  • Participar ativamente do debate, defendendo seus argumentos e respondendo às perguntas da banca julgadora.
  • Contribuir com a discussão final e refletir sobre a importância da leitura e da cultura literária.