Aula sobre Brasil E Divida Publica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A dívida pública é um tema importante e atual no Brasil. É um assunto que pode ser encontrado em noticiários, debates políticos e até mesmo na vida cotidiana dos estudantes. Nesta aula, vamos trabalhar a relação entre a dívida pública e o desenvolvimento do país, discutindo como a dívida pode afetar a economia e a vida dos cidadãos. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos em grupo.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a dívida pública, explicando o que é e como ela funciona. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado ao tema, como "Qual é a relação entre a dívida pública e a inflação?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Em seus grupos, os alunos irão discutir e pesquisar possíveis alternativas e soluções para o problema apresentado. Eles podem usar a internet, livros didáticos e outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Apresentação das alternativas

    Cada grupo apresentará suas alternativas para o problema, justificando suas escolhas e explicando como elas podem afetar a economia e a vida dos cidadãos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos discutirão em conjunto as alternativas apresentadas, levantando pontos positivos e negativos de cada uma.

  5. Etapa 5 - Solução

    Em seus grupos, os alunos irão escolher a melhor alternativa para o problema apresentado, justificando sua escolha e explicando como ela pode ser aplicada na prática.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Com base na solução escolhida, os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser criativo e atrativo, podendo conter desenhos, gráficos e outros recursos visuais.

  7. Etapa 7 - Apresentação do diário de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Você irá avaliar a apresentação e o conteúdo do diário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica dos alunos
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Promover a compreensão dos estudantes sobre a relação entre a dívida pública e o desenvolvimento do país

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo
  • Coerência e clareza na apresentação das alternativas e soluções

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia e os objetivos da aula
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo
  • Avaliar de forma justa e criteriosa as apresentações e o conteúdo do diário de bordo

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e análises críticas sobre o tema proposto
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa
  • Apresentar suas ideias e soluções de forma clara e coerente.