Aula sobre Brasil E Divida Publica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A dívida pública é um tema importante na história do Brasil, pois afeta diretamente a economia e a política do país. Desde a independência, o Brasil tem uma história de endividamento, que se intensificou nas últimas décadas. Nesta aula, vamos entender como a dívida pública afeta a vida dos brasileiros e como ela se relaciona com a história do país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a dívida pública do Brasil. Você pode utilizar um quadro ou cartolina para anotar as informações que os alunos trazem.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é a dívida pública e como ela se relaciona com a história do Brasil. Você pode utilizar um texto ou vídeo para auxiliar na explicação.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Entregue a cada grupo uma folha de papel e instrua para que criem um template de avaliação por pares, contendo os “critérios de avaliação”, “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação”, “desempenho geral”. Você pode fornecer exemplos de critérios de avaliação para auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo recebe um subtema relacionado à dívida pública do Brasil, como por exemplo, "História da dívida pública no Brasil", "Impactos da dívida pública na economia brasileira", "Alternativas para reduzir a dívida pública". Os grupos têm 30 minutos para pesquisar sobre o subtema e preparar uma apresentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresenta sua pesquisa para a turma. Após a apresentação, os outros grupos avaliam a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos se reúnem em grupos para discutir as informações apresentadas e como elas se relacionam com a história do Brasil.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese das informações apresentadas e reforçando a importância da compreensão da dívida pública para a vida dos brasileiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação dos alunos na aula;
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
  • Compreender o conceito de dívida pública;
  • Identificar a relação entre a dívida pública e a história do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos na roda de conversa;
  • Anotar as informações no quadro ou cartolina.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa;
  • Compartilhar o que sabem sobre a dívida pública do Brasil.